Como fazer arroz em menos de 15 minutos

Aprenda a fazer a receita mais conhecida do Brasil em poucos (e rápidos) passos

Arroz

 (Pixabay/Reprodução)

Arroz vai com quase tudo.

Além de versátil na hora de compor receitas simples do dia a dia, o grão, que é paixão do brasileiro, pode entrar em pratos que rendem por uma semana inteira, livrando você de cozinhar todos os dias.

Do branco ao integral, a base nutritiva dos almoços e jantares também entra na lista das maiores descobertas alimentares por ser fácil de fazer. Mas não se limite a fazê-lo em pouco tempo.

Para riscar “falta de tempo” e “fundo queimado” da sua lista de aprendizados na cozinha, confira as dicas rápidas para virar o mestre do arroz.

 

Separe os itens de cozinha – 2 min

Panela

 (Pixabay/Reprodução)

Separe uma panela média com a tampa, uma tábua de cortar legumes, uma faca (de preferência bem afiada), uma colher (de madeira ou silicone) e um recipiente para a água.

Separe os ingredientes e prepare a panela – 6 min

Alho e Cebola

 (Pixabay/Reprodução)

Muitas pessoas fazem arroz “no olho”.

Mesmo assim, a dica para quem não tem muita prática é usar a medida certa. Para cada xícara de arroz, coloque o dobro de água.

Depois de separar a quantidade em um recipiente, corte um pouco de cebola e/ou alho para dar sabor. Para os enjoados, a opção é usar temperos prontos. Mas já fica a dica: o sabor não é o mesmo.

Coloque um fio de óleo na panela com os temperos cortados e deixe dourar um pouco. Adicione o arroz ao refogado, mexendo para dar gosto.

Deixe cozinhar e salgue – 7 min

arroz feito

 (Pixabay/Reprodução)

Cubra o arroz “mexido” com a água já separada, salgue a gosto e tampe a panela, deixando cozinhar em fogo médio para alto. Algumas tampas vem com um furo que deixa o vapor sair. Em outros casos, deixe a panela levemente destampada.

Espere a água secar no fundo e desligue o fogo. Pronto! Está feito e fresco para servir.

 

Integral e o multigrãos

Arroz Integral

 (Pixabay/Reprodução)

As versão conhecidas por serem mais saudáveis contam com um processo muito parecido.

Refogue de forma opcional e salgue ao longo do processo.

A única diferença é o tempo de cozimento e quantidade da água. Para estes grãos, o ideal é colocar um pouco mais de água e ter mais paciência.

Como arroz é uma daquelas coisas que você provavelmente tem em casa, a dica, muitas vezes, é procurar receitas simples que exigem pouco da criatividade e rendem pratos nada elaborados.

Ler a matéria leva alguns minutos. Fazer um bom arroz também!

Newsletter Conteúdo exclusivo para você