O milagre do vinho

Negociant é um especialista em recuperar vinícolas e criar marcas de qualidade para o mercado global

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Em menos de dez anos, o chateau de Alban Bergeron, em Cars, na região de Bordeaux, onde se produzia um vinho excessivamente tânico e “fechado”, muito abaixo de seu potencial, virou uma vinícola próspera, com produtos de alto padrão de qualidade e uma marca forte. O responsável pela conversão foi o francês Benoit Calvet, um negociant, especialista em desenvolver empreendimentos vinícolas na Europa e em outros continentes e encontrar um mercado adequado para cada rótulo que cria.

Nos últimos anos, Benoit cuidou, por exemplo, do desenvolvimento do Baron Amarillo Reserva, de Rioja, do Villa Malizia, um pinot grigio produzido na Itália e destinado ao mercado dos EUA, do Bordeaux Superior e das marcas Toro Loco e Viña Decana, da bodega Coviñas, de Valência. Em 2013, celebrou a venda de 15 milhões de garrafas das duas marcas. Hoje, a totalidade da produção do Toro Loco é destinada ao Brasil. Seu Bordeaux Superior vende 80 mil garrafas por mês na Inglaterra.

“Nosso primeiro trabalho é conhecer o país de destino do vinho e seus consumidores”, explica Benoit. “Depois fazemos a ponte entre o produtor e o mercado.” O negociant define a bebida ideal para um determinado público-alvo. Sua pesquisa envolve o entendimento da tradição culinária e dos gostos onde o produto será vendido. Aí, com o apoio de enólogos e o comprometimento de produtores, o negociant decide o estilo do vinho e controla as misturas de uvas, o nível de qualidade e a faixa de preço da bebida que irá distribuir. O marketing, no final, traduz o esforço de desenvolvimento com um rótulo adequado.

“Desde o século 19, minha família elabora e vende vinhos em todo o mundo”, diz Benoit. Os Calvet, originários de Barcelona, instalaram-se na França, primeiro em Tain-l Hermitage, no Vale do Rhone, e depois em Bordeaux, onde estão atualmente. A empresa familiar foi vendida na década de 1980 e Benoit e a mulher, Valerie, iniciaram um novo projeto que já rendeu mais de 200 milhões de garrafas de vinhos de qualidade.