4 dicas que vão transformá-lo em um mago das panelas

Você não precisa ser masterchef para mandar bem na cozinha, é só ter as cartas certas na manga

Foto: Divulgação

Os truques de culinária que nenhum programa de TV vai revelar.

 

Para deixar a carne mais suculenta

 

O passe de mágica é dourar as peças grandes antes do preparo. Isso cria uma barreira e, dessa forma, o suco permanece aprisionado. Assim, quando a carne for para o forno ou para a panela para ser finalizada, o sabor fica mais intenso. Com bifes ou cortes mais finos, a sacada é esperar antes de cortá-la: o tempo é o mesmo que ficar na grelha. Ou seja, se grelhou por cinco minutos, espere por mais cinco.


Para fazer novos temperos

Toste sementes de coentro, cominho e cardamomo com cravo, canela e anis estrelado. Depois triture tudo no liquidificador e acrescente casca de laranja e gengibre para dar mais aroma. Pronto, você tem uma masala com sua assinatura. Esse tempero indiano vai bem com carne de porco, além de finalizar molhos e incrementar sobremesas.

Outra opção para temperar cortes suínos é o brine, um tipo de salmoura com ervas. Misture 4 litros de água, 250 g de sal grosso, duas cabeças de alhos descascados, 50 g de mel, louro e pimenta-do-reino em grãos. Deixe a carne imersa na mistura por, no mínimo, oito horas, dentro da geladeira.


    Para reinventar o prato

    Sobrou risoto da noite anterior? Em vez de jogar no lixo, prepare um bolinho arancini. É só colocar uma colher de sopa do risoto frio na palma da mão, rechear com queijo (e/ou cogumelos, requeijão, espinafre refogado), enrolar, empanar e fritar.

     


    Para emagrecer o acompanhamento

    Para fazer uma maionese caseira leve e sem cheiro, substitua os ovos por leite. Você só precisa manter os ingredientes em temperatura bem baixa enquanto bate no liquidificador. Então, coloque 50 ml de leite no freezer por 15 minutos. Despeje no copo do liquidificador e bata em velocidade alta enquanto adiciona lentamente (em fio fino) o óleo de soja e o azeite de oliva (use metade de cada). Para finalizar use alho, mostarda e limão.