13 coisas que um homem que vai morar sozinho precisa saber

Tudo o que você precisa saber nesta saga da vida individual, sem precisar de ninguém fazendo tudo de mão beijada

Sozinho

 (Pixabay/Reprodução)

Que conquista é sair da casa dos pais.

Depois de todas as intrigas adolescentes, com brigas por louça, por espaço e por mais tempo no chuveiro, eis que você, já ansioso por um cantinho só seu, bate asas para o mundo.

No início, a ideia é simples. “Meu recanto, minhas regras. O que pode dar errado?”.

São tantas coisas que podem fazer desandar a maionese (se é que você vai saber fazer uma sozinho), que é preciso reunir as dicas mais importantes – e cruciais – na vida de alguém que mora sozinho.

Ainda que você já seja “namorido” de alguém durante os primeiros anos de solidão, a maioria dos problemas domésticos é parecida com os de um cara solteiro. Até porque nem só relacionamentos informais pedem uma casa arrumada e bem cuidada, não é?

Para ajudar você na saga da vida individual sem precisar de ninguém fazendo as coisas para você, passou da hora de criar consciência e aprender as dicas básicas e necessárias para sobreviver como um solteirão que vive por contra própria.

Limpeza do cafofo

Varrer

 (Pixabay/Reprodução)

Você tem todo o direito de viver em meio a caixas de pizza, uma pilha de louça e com pó por todos os cômodos. Afinal, o espaço é seu.

Mas bem que seria interessante manter uma mínima rotina de limpeza na casa, já que faz bem para a saúde viver em um ambiente mais limpo e arejado.

1. Só o pó

Poeira é uma coisa que acumula em todo e qualquer canto. Para não precisar fazer uma limpeza pesada a cada faxina, a dica é manter o ambiente sempre varrido e/ou aspirado, precisando apenas de alguns retoques durante a semana.

Primeiro, varra as partes mais grossas e agrupe a sujeira nos cantos de cada cômodo. Aspire tudo, lembrando de bater travesseiros, almofadas e cobertas para pegar todo o pó “escondido”.

2.  Pano velho, casa nova 

Depois de limpar a parte seca, com um pano úmido em um rodo, limpe as áreas recém-varridas para tirar manchas mais pesada e higienizar o local.

Em um balde, faça uma mistura de água com desinfetante ou limpador multiuso para intensificar a limpeza. Quando estiver muito sujo, um pouco de álcool pode ajudar

3. Move the blocks 

Não é preciso um diploma de designer de interiores para ter o básico do bom senso na hora de decorar e arrumar a casa.

Crie o hábito de não deixar coisas em cima da mesa, poucos objetos nas áreas comuns da casa e reserve um canto na área de serviço para guardar as tralhas.

Ok, ok. É pedir demais que você arrume a cama logo cedo, até porque não é preciso voltar aos tempos de filho.

Mas mantenha travesseiros, fronha e lençol com alguma cobertura pode evitar o acúmulo de pó nas partes que entram em contato com o corpo.

4. A limpeza dos tronos 

O banheiro é o lugar mais sujo da casa, por todas as razões óbvias. Evite demorar mais de 15 dias para limpar tudo.

Em um sábado cedo, deixe o vaso com um pouco de água sanitária, pegue duas esponjas (uma para o vaso, outra para a pia) e comece a limpeza.

Antes de limpar o chão com os produtos, tentem repetir o procedimento da sala, já que ambientes úmidos guardam bastante pó, às vezes difícil de tirar por conta da umidade.

 

Logística do lar

Calculadora

 (Pixabay/Reprodução)

Pode parecer brincadeira, mas as pessoas esquecem que uma casa, alugada ou comprada, gera gastos. Que viver em uma casa utilizada gera lixo e que roupas não se lavam sozinhas

 5. Sem pagar caro 

Já que você não tem mais quem pague as contas para você, programe-se para não atrasar nada, com uma rotina organizada de pagamentos.

Nada de excel. Um simples bloco de notas pendurado na porta da geladeira ou perto da porta já resolve sua vida. Anote conforme o pagamento de cada despesa. Assim, terá o controle do que foi pago e do que falta pagar.

6. Joga fora

Acumular lixos pela casa gera mau cheiro. Em vez de esperar o negócio lotar até a boca, reserve um dia da semana para jogar o lixo fora, principalmente o da cozinha e do banheiro. Deixe o lixo seco (garrafas, papelão) separado para facilitar o trabalho de quem retira para reciclagem.

7. Se lava em casa 

Seus trapos não vão surgir dobrados e passados em seu guarda-roupa num passo de mágica.

Não espere ficar sem roupas para pensar em jogar tudo na máquina. A cada três, lave o essencial, deixando roupa de cama e toalhas para o final da semana. Assim, nada acumula.

A dica para não ter roupas tão amassadas (se faltar ferro ou tempo) é pendurar calças, camisas e camisetas em cabides na hora de secar. Bata as roupas ainda molhadas para tirar os vincos mais salientes.

 

Nem miojo, nem perrengue

Marmita

 (Pixabay/Reprodução)

Para evitar gastar demais com delivery ou não exagerar em comidas meia-boca, planeja sua semana.

Já existem muitos sites de marmita que entregam suas refeições semanais em casa, sem gastos absurdos. Além de balancear sua dieta, certifique-se de ter tudo em mãos

8. Dietas fáceis

Conte com o básico para fazer as receitas que você cozinha uma vez e que rendem pelos cinco dias de trabalho e rotina.

9.  Congelados

Use seu freezer. Não deixe estragar nada na geladeira, colocando em potes para armazenar em um dia de armário vazio.

10. Mesa pronta 

Vai sair super cedo de casa? Não quer acordar mais cedo ainda para preparar o café? Otimize.

Deixe os alimentos não perecíveis na mesa já posta, só tirando os de geladeira quando acordar.

 

Dia de encontro

Jantar

 (Pixabay/Reprodução)

O clichê do homem limpando todos os cantos da casa quando vai receber alguém é verdadeiro. Mas não precisa ser assim.

Ao seguir o conselho de fazer a manutenção da limpeza, todo o trabalho fica mais simples. Mesmo assim, dê uma geral.

11. Tipo hotel 

Lembre-se de deixar as áreas comuns da casa com um cheiro agradável (vale usar produtos com aroma) e não se esqueça de repor o papel higiênico dos banheiros.

Se sua intenção é criar um ambiente relaxado, não enfeite tudo, mas garanta que o básico estará ao alcance dela. Veja se sabonetes, toalhas e lixos estão em ordem.

12. Sem climão

Não é preciso um jantar old school à luz de vela e uma vitrola no fim da sala. Pegue leve. Deixe ela escolher a música e torne as coisas mais soltas.

 

O bom filho a casa abre

massa

 (Pixabay/Reprodução)

Outro erro comum é esquecer dos pais quando moramos sozinhos.

Não custa nada seguir toda a cartilha acima e deixar a casa bacana para recebê-los. Eles vão ver que o filho deles finalmente cresceu.

13. Receita da vó 

Pense em algum prato bom e fácil de preparar. Nem que isso custe umas “aulinhas” via YouTube.

Surpreenda com uma mesa bonita, harmoniosa e deixe aquele vinho gelando.

 

Com as sugestões, você já está (quase) pronto para ter uma boa vida sendo um solteirão escondido na toca. Já que não é uma fase que dura pra sempre, que tal viver esse período da melhor forma?

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!