3 jeitos de não frustrar as expectativas dela

Um guia para lidar com uma gata forte e contemporânea - de igual para igual!

Por Marjorie Zoppei

Em uma roda de amigas, quando uma das integrantes teve um encontro com um cara, o assunto da conversa é exclusivamente o que rolou e o que vai acontecer daqui para frente com o novo casal. Diferente de vocês, homens, que se satisfazem com a informação de que a noite foi boa e ponto. Por que será que, para elas, antecipar e tentar prever um futuro é tão importante?

A resposta é ancestral, nos princípios básicos da reprodução da espécie. “Os homens têm pouca participação no processo reprodutivo: espermatozoides abundantes e grandes chances de fertilizar alguém. Assim, o grau de expectativa e de ponderações para fazer sexo é relativamente baixo”, explica Théo Lerner, sexólogo e colaborador do Ambulatório de Sexualidade do Hospital das Clínicas de São Paulo. As garotas, por outro lado, têm um número limitado de óvulos, além do longo comprometimento com a gestação e o filho. Por isso, elas acabam mais seletivas ao escolher um parceiro. Isso também vale para o sexo casual!

Para agravar essa angústia, as mulheres ainda precisam lidar com as pressões e cobranças externas. Espera-se delas (os homens, a família, a sociedade) que sejam a melhor parceira, profissional, mãe e afins. Não dá para errar. Por isso, quando uma garota conhece alguém e sente uma balançada, um turbilhão de expectativas corre à cabeça dela. O que explica por que muitas acabam atropelando algumas etapas de sedução. “Aí, quando essas expectativas não são superadas, acontece a frustração e, em muitos casos, a raiva”, explica Maria Cristina Romualdo Galati, psicóloga do Centro de Intervenção e Estudos em Sexualidade Humana da Unifesp, em São Paulo. “Outras mulheres sentem culpa – julgam que não foram capazes de conquistar o homem.”

Boa notícia: não se preocupe em superar cada expectativa que a gata cria. Há uma fórmula muito simples para uma relação saudável: S = R – E (Sucesso é igual a Resultado menos Expectativas). Às vezes, você é o cara certo, na hora certa, falando a coisa certa. Às vezes, não é nada disso. Tudo bem! Entrar na piração para agradar a gata só vai deixá-lo angustiado. Para livrá-lo dessa situação, perguntamos a 302 mulheres* quais eram as expectativas mais frequentes que elas têm em relação ao cara durante os primeiros encontros. Criamos o ranking dos desejos mais íntimos delas e, de quebra, encontramos um jeito de você ficar na sua, na boa.

EXPECTATIVA #1

giphy

31% das garotas querem que o cara tome a iniciativa para marcar de saírem novamente

Qual o melhor termômetro para saber se um encontro foi bom? Um convite para um novo date, claro! “Até hoje nunca descobriram um afrodisíaco para mulheres tão eficaz quanto o desejo masculino”, brinca Maria Cristina. Por isso, ela quer constatar sua aprovação – ou seja, um novo convite. “Mesmo quando não curto o primeiro encontro, fico esperando o retorno dele”, conta Maria Clara Brandão, 33 anos. É tentativa de reforçar a autoestima. “A sensação de conquista pode ser muito prazerosa para algumas mulheres.”

Sua manobra – Seja honesto com você e com ela. Se não deu liga, mande pelo menos uma mensagem que explique isso de forma sutil. Sumir do mapa só para tentar deixar a porta aberta é erro crasso. A mulher sabe quando foi posta em stand by – e isso a deixa furiosa.

EXPECTATIVA #2

19% das moças esperam que ele tenha pegada forte, mas que seja um cara sensível também

source

Ela quer ganhar um bilhete premiado. “Talvez a mulher esteja buscando uma compensação para ela mesma”, cogita Juliana Bonetti Simão, psicóloga de São Paulo, especializada em sexualidade. Sua sensibilidade vai neutralizar a pancadaria que é a rotina. “Já o lado da pegada indica um homem mais confiante, seguro e corajoso”, diz Jussania Oliveira, terapeuta sexual de São Paulo. Você pode até ser um cara que consiga ter essas duas características – nem sempre equilibradas. Com a convivência, ela pode até sacar essa dupla qualidade. Mas vai levar um tempo.

Sua manobra – Não ser dominador não significa não ter desejo. A libido é expressa de várias formas. Portanto, se você não tem esse perfil nem tente bancar só para impressionar. “Vai soar artificial e até ridículo”, diz Maria Cristina. Se o seu ponto fraco é a sensibilidade, hora de rever seus conceitos.

EXPECTATIVA #3

13,4% delas desejam que o rapaz pague, por gentileza, a conta do restaurante

giphy-1

É a tal visão romântica de uma relação: elas querem um cara que cuide delas. “Empoderamento feminino não é sinônimo de embrutecimento. E atenção: essa é uma expectativa (pagar a conta) para poucas vezes, não pode ser exigência para sempre”, ressalta Juliana. Fique de olho se ela não abusa da sua boa vontade. Aí é ruim, certo?

Sua manobra – Não existe regra. Mesmo que o convite tenha partido de você, é ok não assumir a conta sozinho. Se estiver com uma grana sobrando e quiser fazer um agrado, banque tudo. Porém, se estiver duro, não se intimide em pedir para rachar – ou até deixá-la pagar por tudo.