7 dicas para não se dar mal (e surtar) em um emprego novo

Como todo início, uma nova aventura profissional também exige algumas precauções e posturas para que não seja traumática

Escritório The Office

 (The Office/Divulgação)

Como já diria o ditado: “O primeiro passo é sempre o mais difícil”.

Para o começo de novas jornadas na vida profissional, não é diferente.

Caso sua nova rotina de trabalho cause alguns calafrios por ser desconhecida e imprevisível, aprenda alguns macetes para que o novo escritório não seja motivo de tensão.

 

1. Busque informações sobre a empresa

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Não deixe para conhecer o terreno só no primeiro dia de bater ponto.

Conhecer a situação financeira, rotatividade, imagem no mercado, e como a companhia lida com seus colaboradores, clientes e fornecedores é essencial.

Mesmo que o acesso à informação seja restrito, seja proativo e procure por funcionários (atuais e antigos) ou avalie a situação da empresa em processos judiciais com o CNPJ, por exemplo.

As redes sociais também podem traçar um diagnóstico sobre seu novo local de dia a dia; por isso, uma olhadela é importante.

 

2. Fuja da energia pesada (e não seja o “bitolado”)

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Evitar ambientes carregados, que o mergulham em falta de reconhecimento ou te joguem em equipes pessimistas e insatisfeitas, é um faro que precisamos ter.

Mas como coisas novas em folha costumam ter menos pontos ruins, é possível que você, novato, seja um oásis de felicidade em meio ao desânimo coletivo.

Sendo assim, comemore. Mas de forma discreta.

O ânimo de pessoas recém contratadas pode ser confundido com quem quer “forçar a barra”.

 

3. Exercite a resiliência

mesa de trabalho

Trabalhar também é um jogo de paciência.

E como lidamos com pessoas, o jogo não é nada fácil.

Por isso, evite se irritar com coisas sem importância e aprenda a ver o lado positivo dos acontecimentos.

A cada dia, trace uma retrospectiva das conquistas e caso haja algo para melhorar, deixe para a manhã seguinte, sem encavalar as tarefas.

 

4. Aprender a lidar com a diversidade

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Conviver com culturas e valores diferentes não deve ser uma barreira para o trabalho fluir.

Caso não haja assédio moral e declarações discriminatórias, tente se adaptar aos colegas para não criar problemas desnecessários.

Uma boa forma de evitar possíveis atritos logo no início é promover encontros em happy hours ou almoços corporativos.

 

5. Valorize o aprendizado profissional e pessoal

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Saiba filtrar e absorver somente o que te fará crescer.

Como a maior parte do dia passamos no trabalho, os laços criados podem gerar um networking interessante.

Mas além do lado profissional, temos a oportunidade de estimular capacidades de convivência, aprimorar técnicas de discurso e até crescer como ser humano.

Aproveite os momentos de socialização para trocar ideias e experiências — principalmente no começo, para causar uma boa impressão.

6. Seja cauteloso ao pedir feedback

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Sim, gostamos de feedback.

Mas nem todos as pessoas entendem que essa avaliação é positiva.

Já que não podemos chegar com muitas exigências (principalmente por não conhecer as pessoas), avalie bem a hora de pedir os resultados.

Ter o timing certo é essencial: espere um momento de bons resultados ou um em que o clima da equipe esteja bom para fazer essa requisição.

 

7. Saiba seu valor

homem feliz livro

Por fim, não se esqueça: se você passou por um processo de seleção, tem um motivo para estar ali.

Saiba mostrar suas qualidades e cavar suas oportunidades sem passar por cima dos outros, com simpatia e sobriedade.

Isso dito, tenha paciência.

Se seu trabalho for eficiente, você será valorizado.

Mas a autoaceitação é essencial.


*Fonte: Rosa Krausz, Coach Executiva e Empresarial, Fundadora e atual Diretora Científica e de Formação da ABRACEM (Associação Brasileira de Coaching Executivo e Empresarial)

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