A noite em que Nova York ficou na escuridão total

Há 50 anos, a grande metrópole sofreu um apagão quase completo que paralisou tudo por até 15 horas

Em 9 de novembro de 1965, a “cidade que nunca dorme” — de acordo com a música “Theme from New York, New York” eternizada por Frank Sinatra — passou a noite no breu quase total. Às 17h28 daquela terça-feira, em pleno horário de rush, a energia elétrica caiu nove estados do Leste dos EUA e na província de Ontario, no Canadá, deixando cerca de 30 milhões de pessoas sem transporte e na escuridão por toda a noite.

A causa do blecaute foi uma falha humana em uma manutenção na rede elétrica da região ocorrida dias antes. Uma sobrecarga derrubou todo o sistema. A energia foi voltando pouco a pouco durante a madrugada. Segundo reportagem da época do jornal New York Daily News, a energia estava totalmente restabelecida na cidade apenas por volta de 8h15 do dia 10.

NYC 1965 mapa

Apesar do imenso alcance do apagão, foram as imagens de Nova York no escuro que fizeram história. Ver a sempre iluminada e pulsante metrópole toda apagada era inusitado demais. E as revistas semanais registraram o fato raro.

NYC 1965 LIFE capa

NYC 1965

NYC 1965 estatua revista

NYC 1965 Grand Central Station revista

NYC 1965 Newsweek capa

Já o jornal The New York Times só conseguiu rodar sua edição de 10 de novembro, com a cobertura do apagão, porque recorreu às rotativas de uma gráfica em Newark, um dos poucos lugares da região que não foi afetado pela queda de energia. Poucas semanas depois, o Times reuniria todo o seu material sobre o incidente no livro The Night the Lights Went Out.

NYC 1965 capa livro NYT

New York Daily News fez seu balanço do apagão na edição de 11 de novembro. Segundo o jornal, houve apenas uma fatalidade: um senhor de 65 anos que supostamente tropeçou ao descer as escadas de emergência de um edifício e bateu a cabeça. Seu corpo só foi encontrado na manhã seguinte.

Não houve saques ou outros crimes em número digno de registro. No trânsito caótico, foram registrados 33 acidentes.

NYC 1965 Daily Post (1)

NYC 1965 Daily Post (2)

NYC 1965 Daily Post (3)

O acontecimento inspirou apenas um filme. Em 1968, a comédia Onde Estavas Quando as Luzes se Apagaram? (Where Were You When the Lights Went Out?) foi ambientada durante o blecaute forçando a barra — afinal, o script era baseado numa comédia francesa escrita em 1956, nove anos antes do apagão.

Filme cartaz

Foi o penúltimo filme da estrela Doris Day, que se aposentou em seguida. E, apesar de contar com bons atores cômicos como Robert Morse (que fez recentemente o personagem Bertram Cooper no seriado Mad Men) e o inglês Terry-Thomas, não passa de um filme medíocre. Ainda era exibido na Sessão da Tarde da Rede Globo nos anos 1980, mas sumiu sem deixar rastro desde então.

Nova York voltaria a sofrer um apagão em 13 de julho de 1977.


(Imagens: reproduções LIFE, New York Daily News e site Flashbak)