Bilharbol? Futsinuca?

Brinquedo dos anos 80 misturava futebol e bilhar

O futebol já inspirou vários jogos lúdicos para a distração de fanáticos entre uma partida e outra. Vários pegaram — jogo de botão, pebolim/totó e games digitais como Fifa e Fantasy Manager. Um que não teve a mesma sorte foi o Snoccer, um jogo de mesa que tentava misturar futebol com bilhar/sinuca.

O Snoccer (mistura das palavras “snooker” e “soccer”) foi lançado no Reino Unido no começo dos anos 80. Os anúncios reproduzidos aqui foram publicados na revista britânica Shoot! em 1981 (a imagem do topo) e 1983 (abaixo).

snoccer 1983

Ao que parece, o brinquedo não pegou. O site britânico de futebol Who Ate All The Pies não conseguiu localizar pessoas que tenham jogado Snoccer na infância ou adolescência. Outros fóruns futebolísticos da internet que resgataram esses anúncios anteriormente tiveram igual insucesso.

Fica o registro das propagandas publicadas. E imaginar como se sairia numa partida de Snoccer o brasileiro Gérson Caçapa [foto abaixo], meiocampista do Palmeiras dos anos 80.

gerson caçapa


 

(Imagens: Snoccer — via site Who Ate All The Pies e perfil do Twitter @ScotsFootyCards;  Gérson Caçapa — revista PLACAR)