Calendário Pirelli: beleza mês a mês

A sensualidade – au naturel, bien sûr – que passa por janeiro, fevereiro, março…

O fotógrafo Peter Lindbergh, aquele que elevou as modelos dos anos 90 à condição de superestrelas, o favorito das atrizes de Hollywood, anda com uma mania. Acontece que toda vez que alguém pede para tirar uma selfie em sua companhia – e muita gente pede –, primeiro ele concede, gentil que é. Retrato feito, pega o celular da mão do sujeito, entra nos programas de edição de fotos e passa as cores para preto e branco. E ri. Muito simpático, o Peter.

Kate Winslet Kate Winslet

Kate Winslet (/)

Peter fez isso nas entrevistas coletivas de imprensa para apresentar o mais recente Calendário Pirelli, a folhinha mais sexy e mais disputada do mundo, no hotel Ritz de Paris, na última semana de novembro. A festa de lançamento foi realizada no dia seguinte na Cité du Cinéma, um enorme estúdio de filmagens inaugurado por Luc Besson no subúrbio parisiense de Seine-Saint-Denis. No jantar de gala para 800 pessoas, de camiseta preta e smoking de veludo, Peter fazia sempre a mesma coisa, toda vez que requisitado para um autorretrato – posava para a foto, pegava o celular, tirava as cores da foto, devolvia o celular. E ria.

As imagens do calendário deste ano seguem o padrão das selfies. São retratos em preto e branco, au naturel, sem photoshop, sem maiores truques – um make de leve e vá lá. E sem nu. A sensação imediata é de intimidade. Nicole Kidman parece ter acabado de acordar; de cabelos desgrenhados e pernas de fora, Penélope Cruz está com cara de fim de semana; sem pose, Léa Seydoux nos encara com seus olhos rasgados e boca perfeita; Kate Winslet… bem, as fotos, publicadas com exclusividade no Brasil pela VIP, estão aí.

“Em preto e branco é você quem interpreta a realidade para obter sombras e formas. você a simplifica e a transforma em outra coisa.”

Peter Lindbergh
Léa Seydoux Léa Seydoux

Léa Seydoux (/)

“Quis defender um tipo diferente de beleza”, disse Peter, em Paris. “A publicidade nos vende uma ideia de juventude e perfeição, mas a beleza é mais do que isso. Escolhi atrizes com um papel importante em minha vida e me aproximei delas o máximo possível.” E por que em preto e branco? “Dessa forma você atribui à cena uma realidade diferente daquela do mundo real. Em preto e branco é você quem interpreta a realidade para obter sombras e formas. Você a simplifica e a transforma em outra coisa.”

Nicole Kidman Nicole Kidman

Nicole Kidman (/)

Peter é o fotógrafo recordista do Calendário Pirelli: esta foi a terceira vez que ele assina as fotos da folhinha que se tornou referência de beleza e sofisticação. Desde 1964, foram publicados 44 calendários (em 1967 e entre 1975 e 1983 a produção foi interrompida). Pense em algum ícone de beleza: Sophia Loren, Nastassja Kinski, Monica Bellucci, Milla Jovovich, Laetitia Casta, Adriana Lima, Gisele, claro… Todas já posaram para o célebre almanaque, que se torna peça de colecionador disputada, vendida até
3 mil euros no mercado paralelo.

Jessica Chastain Jessica Chastain

Jessica Chastain (/)

No lobby do hotel Intercontinental, no bairro Opera, onde a maior parte dos convidados para o lançamento ficou hospedada, fui abordado por um francês. “Você trabalha para a Pirelli?”, perguntou. Expliquei que não. “E não teria um calendário para vender?” Mais tarde, vejo o mesmo francês na recepção interpelando um senhor que estava com o anuário nas mãos. Depois de uma conversa breve, o homem faz um gesto de recusa. Provavelmente havia recebido uma proposta pelo seu exemplar. Com um sorriso no rosto, ele sai andando com o calendário debaixo do braço.