Como sacar dinheiro no exterior?

O uso do cartão de débito em caixas eletrônicos pode ser uma forma segura e econômica de sacar moeda estrangeira

Viajar para o exterior com muito dinheiro é um hábito do passado. Vale carregar uma quantia mínima para os gastos dos primeiros dias, como táxi, refeições e outras miudezas. Mas, depois, a melhor alternativa é usar o cartão para sacar dinheiro no destino sem pagar tarifa. Veja, a seguir, algumas dicas para quem planeja sacar dinheiro no exterior.

Confira os serviços do cartão
Vale checar, antes do embarque, se seu cartão internacional oferece a possibilidade de saques fora do país. “Verifique com o banco se o serviço está disponível, o valor das tarifas e se é necessário ativá-lo previamente”, afirma o consultor financeiro Alexandre Prado. Clientes Santander Select podem fazer saques na moeda local com o cartão na função débito nos caixas eletrônicos do Santander nos mais de dez países onde o Santander Select está presente.

Livre-se de tarifa de saque no exterior
Seja na casa de câmbio ou no caixa eletrônico, os custos cobrados pelas transações no exterior costumam variar. É importante avaliar as opções disponíveis para não ser pego desprevenido por tarifas altas que podem aumentar os gastos da viagem. Clientes Santander Select têm isenção de tarifa para saques em moeda local ao usar o cartão na função débito nos caixas eletrônicos do Santander fora do país. Um benefício e tanto para quem deseja ficar livre da tarifa de saque.

Procure o caixa eletrônico mais próximo
Ninguém quer correr o risco de ficar sem dinheiro. Se a ideia é deixar para sacar ao chegar ao destino, procure onde está o caixa eletrônico mais próximo do aeroporto ou do hotel. “Atente-se também às zonas mais seguras em cada local”, diz Prado. Clientes Santander Select podem navegar por um mapa online presente no Portal Global Select para procurar um serviço perto de onde estão hospedados.

Anote o número do banco
Mas e se houver um imprevisto, como um assalto ou a perda do cartão? “É recomendável que o turista sempre tenha o contato do banco”, diz o professor Agostinho Celso Pascalicchio, economista da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Santander Select, por exemplo, oferece um número de telefone para que os clientes liguem a cobrar e ainda recebam atendimento em português (+55 11 4504-3535). Assim, caso aconteça algum contratempo, você poderá bloquear o cartão de uma forma simples e ágil.