Como transformar seu quarto em um ambiente perfeito para dormir

O ambiente onde dormimos é fundamental para repousar com qualidade. Conversamos com um especialista do sono para ajudar você a montar o quarto ideal

 

modern-bedroom-interior-design-master-bedroom-interior-design

 (Instagram/Reprodução)

Passamos boa parte da nossa existência dormindo e ainda assim muita gente não percebe o quanto uma boa noite é importante e necessária para melhorar o estilo de vida.

O local onde dormimos exerce um grande impacto na qualidade do sono, por isso redecorá-lo pode ser a solução para acabar com as noites em claro.

Conversamos com Maurício Bagnato, especialista em medicina do sono do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo, para ajudar você a montar o quarto perfeito.

Truques básicosquarto cama

Luminária (1) — Perto da hora de dormir, diminua a exposição de luz. Ler é ótimo indutor do sono. Uma luminária mantém o quarto escuro e ilumina só o livro.

Difusor de aromas (2) — Aromas como lavanda e camomila, por exemplo, podem ajudar a relaxar e a induzir o sono.

Despertador (3) — O ideal é retirar todos os eletrônicos do cômodo. Troque o smartphone pelo velho e bom despertador ou então deixe-o longe da cama.

A luz que o aparelho emite inibe a produção de melatonina, o que prejudica seu sono.

Travesseiros (4) — Deite-se de lado para dormir, assim você mantém sua coluna alinhada e respira sem dificuldades.

É recomendado o uso de três travesseiros: um mais fino entre os joelhos, um ligeiramente maior para apoiar a cabeça e um mais volumoso para o tronco.

Abrace o travesseiro e incline-se levemente para a frente para diminuir o impacto na coluna.

Plantas (5)  — Elas não exercem papel fundamental no sono, mas podem desencadear reações alérgicas. Por outro lado, plantas deixam o ambiente mais agradável. Então vale o teste.

Colchão (6) — Escolha um confortável e com densidade adequada ao seu peso corporal.

Para quem mede até 1,90 metro e tem até 90 quilos, a densidade 33 é ideal. Recomenda-se a troca do colchão a cada dois anos.

Sacadas extras

cachorro na cama

 (Pixabay/Reprodução)

Animais de estimação

Cachorros e gatos podem acordá-lo durante a noite ou provocar reações alérgicas. Por mais que seja difícil, é melhor deixá-los fora do quarto.

Cortinas

Modelos que bloqueiam totalmente a luz externa são ideais. Quanto mais escuro o ambiente, mais melatonina (o hormônio do sono) você produz.

Janela antirruídos

O quarto deve ser um local calmo e silencioso. Em ambientes urbanos, a janela ajuda a bloquear sons externos.

Temperatura

Deve estar entre 23 e 24 graus. Vale ligar o ar-condicionado desde que você deixe uma janela entreaberta para manter a umidade no quarto (ou use um umidificador).

Outra opção é um ventilador de teto. É importante que o quarto também receba luz do sol durante o dia.