Como transformar o churrasco de espetinho em um rango espetacular

Aprenda a transformar o churrasquinho em comida sofisticada (mas sem perder a simplicidade)

 (Pxhere/Reprodução)

Brasileiro adora espetinho – basta ver a quantidade de bares e bufês que servem carne no palito.

Só que, convenhamos, falta criatividade e um certo capricho nas empresas que oferecem esses churrasquinhos a granel.

Dá para fazer bem melhor: é só escolher ingredientes de qualidade e pôr a cabeça para trabalhar em receitas mais bacanas.

É o que fez a chef Júlia Guimarães: são criação dela os espetinhos abaixo, que misturam um toque de sofisticação sem perder a essência da coisa, a simplicidade.

“O melhor dos espetinhos é que eles são muito práticos”, diz Júlia. Eles assam mais rápido que peças grandes de carne e possibilitam uma variação muito maior que a dupla picanha-linguiça.

Sobre o tempo que eles vão ficar na grelha, Júlia tem uma observação: pode variar muito dependendo da churrasqueira e da intensidade da brasa.



 

1. MOLHO DE GORGONZOLA

Ingredientes: 150 g de queijo gorgonzola esfarelado, 2 xícaras de creme de leite fresco, cebolinha francesa picada a gosto.

Preparo: aqueça o queijo e o creme de leite até fazer uma mistura homogênea. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. Não use sal, pois o queijo é bastante salgado.

 

2. FRANGO COM COGUMELOS

Ingredientes (marinada): suco e raspas de 1/2 limão-siciliano, 2 colheres (sopa) de azeite, 3 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de sal grosso, 1 folha de louro, 2 folhas de sálvia.

Ingredientes (espeto): 500 g de sobrecoxa de frango caipira (desossada, com pele e em cubos), cogumelos variados (paris, portobello, eryngui ou outros tipos).

Preparo: deixe o frango na marinada por algumas horas, de preferência por uma noite. No espeto, intercale pedaços de frango e cogumelos. Grelhe por 5 minutos de cada lado. Sirva com molho de gorgonzola.

 

3.  BOLINHOS DE CARNE COM TOMATES-CEREJA

Ingredientes: 12 tomates-cereja, 1/2 kg de alcatra moída, 1/2 cebola média cortada em quatro, 1/2 tomate sem pele cortado em quatro, 1/2 colher (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, cheiro-verde picado, sal e pimenta a gosto, farinha de rosca quanto baste.

Preparo: no liquidificador, bata a cebola e o tomate. Misture à carne, ao óleo e aos temperos. Molde os bolinhos, se necessário acrescentando farinha de rosca até dar liga. Faça os espetos alternando bolinhos e tomates-cereja. Grelhe por 12 minutos, virando a cada 3 minutos até tostar por inteiro (para malpassado, 8 minutos virando a cada 2).

 

4. FRUTOS DO MAR E BATATAS-BOLINHA

Ingredientes: 4 camarões-rosa limpos e sem casca, 1 tentáculo de polvo grande cozido, 4 lulas pequenas fatiadas, 4 batatas-bolinha cozidas e partidas ao meio, sal e pimenta a gosto.

Preparo: tempere tudo com sal e pimenta e intercale, em cada espeto, os frutos do mar com duas metades de batata. Grelhe por 3 minutos de cada lado (esse espeto só tem dois lados) e sirva com molho de espinafre.

 

5. BONITO COM GERGELIM

Ingredientes: 500 g de bonito em cubos de 2 cm, sal, pimenta, azeite e gergelim a gosto.

Preparo: distribua os cubos de peixe no espeto. Tempere com sal, pimenta e azeite. Passe no gergelim e grelhe por 1 minuto de cada lado (são 4 ao todo) se quiser apenas selar o bonito. Para o peixe ao ponto, dobre o tempo na grelha. Sirva com molho teriyaki.

 

6. CORDEIRO NA CERVEJA PRETA

Ingredientes (marinada): 1/2 lata de cerveja preta, 4 dentes de alho amassados, 1 colher (sopa) de pimenta em grãos, 3 colheres (sopa) de azeite, alecrim a gosto.

Ingredientes (espeto): 500 g de pernil de cordeiro em cubos de 2 cm, 4 miniabobrinhas, 4 miniberinjelas, 4 cebolas pérola descascadas (se não encontrar os minilegumes, use legumes normais cortados em cubos).

Preparo: deixe o cordeiro na marinada por algumas horas, de preferência por uma noite. Monte os espetos alternando o cordeiro com os legumes. Grelhe por 5 minutos de cada lado (são apenas dois lados se usar minilegumes; no caso de usar cubos de legumes, deixe grelhar por 2,5 minutos de cada lado).

 

7. COPA-LOMBO COM ABACAXI

Ingredientes (marinada): suco de meio limão-taiti, raspas de 1 limão, 4 dentes de alho amassados, 1/2 colher (sopa) de sal, 3 colheres (sopa) de óleo, 1/2 colher (sopa) de pimenta em grãos, 1/2 fatia de abacaxi.

Ingredientes (espeto): 500 g de copalombo suíno (ou lombo ou pernil) em cubos de 2 cm, 1/2 abacaxi em cubos, 1/2 pimentão vermelho em quadrados, 1 cebola roxa média cortada em quatro.

Preparo: deixe o porco na marinada por algumas horas, de preferência por uma noite. Faça os espetos alternando pedaços de copa- lombo com os vegetais. Grelhe por 7 minutos de cada lado.

 

8. MOLHO DE ESPINAFRE

Ingredientes: 1 maço médio de espinafre (lavado, só as folhas), 2 dentes de alho picados, 2 colheres (sopa) de azeite, 1 xícara de leite, 1/2 xícara de molho branco (pode ser comprado pronto), sal e pimenta a gosto.

Preparo: refogue o alho no azeite. Junte o espinafre e refogue até murchar. Escorra o excesso de água do espinafre e bata no liquidificador com o leite. Misture o molho branco e tempere com sal e pimenta.

 

9. MOLHO TERIYAKI

Ingredientes: 1 xícara de saquê, 1 xícara de shoyu light, 3 colheres (sopa) rasas de açúcar, gengibre a gosto.

Preparo: cozinhe até engrossar.