Fazer sashimi ou ceviche em casa é um barato – mas cuidado com a higiene

Descubra a maneira mais fácil, limpa e prática de preparar duas iguarias que entraram na lista de favoritas do brasileiro

A receita é simples: um bom peixe, uma faca bem amolada, delicadeza no corte e voilà! Dá para improvisar um sashimi ou ceviche em casa rapidinho. Mas cuidado: peixe cru é um alimento altamente contaminável e pode causar muitos danos à saúde, como parasitoses e infecções intestinais, se não for bem manejado. Então cola nas dicas abaixo para garantir sua média com a gata depois do jantar de inspiração japonesa (e passar longe de qualquer hospital!). Itadakimasu (bom apetite)!

Procure um peixeiro de confiança e verifique a limpeza de sua peixaria de preferência. Segundo determina a Anvisa, peixes crus devem ser consumidos depois de um processo de sete dias a -20 graus ou 15 horas a -35 graus.

Lave bem as mãos antes de manejá-lo e faça o mesmo com a peça de carne. A maioria das contaminações alimentares ocorre em casa e não nos locais de venda.

Para apoiar o corte, prefira sempre tábuas de náilon ou material sintético às de madeira, em cujas frestas se dá maior ajuntamento de restos de alimentos e pode contaminar o peixe.

Se você o comprou congelado, a melhor forma de descongelar é na geladeira mesmo, sem contato com o ambiente externo e sem forçar o processo (como pôr embaixo de água corrente).

Depois de descongelado, o peixe deve ser mantido em até 4 graus e consumido em no máximo 24 horas.

FIQUE ATENTO!

O salmão (sobretudo de cativeiro e alimentado com ração), bastante popular, é mais suscetível a contaminações e hospedeiros, como a Taenia solium, a famosa tênia.

CEVICHE
Serve 4 pessoas

Ingredientes

  • 4 filés de peixe em cubos
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Suco de 1 limão
  • Suco de 1 tangerina
  • 1 cebola-roxa em tiras
  • 1 pimenta-dedo-de-moça picada
  • Salsinha, coentro picado e sal a gosto
  • 4 pedras de gelo

Modo de preparo

Em um bowl, coloque todos os ingredientes e misture bem. Retire o gelo e sirva.