Geladeira sustentável não usa energia elétrica para conservar alimentos

Com capacidade de três mil litros, cerca de vinte vezes mais que uma geladeira comum, a Ground Fridge armazena o conteúdo embaixo da terra

por João Ortega

Um designer holandês criou uma geladeira que não precisa de energia elétrica para manter alimentos entre 10 e 12°C. Floris Schoonderbeek, do estúdio Weltrevee, lançou em setembro deste ano a Ground Fridge que, quando enterrada no subsolo ou coberta por terra, consegue estabilizar a temperatura do seu interior.

(Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

VEJA TAMBÉM:

(Créditos: Divulgação) (Créditos: Divulgação)

(Créditos: Divulgação) (/)

Inspirada em tradições antigas de conservação de alimentos, a Ground Fridge não pretende substituir totalmente o uso de refrigeradores tradicionais. O objetivo do designer foi permitir que famílias que queiram viver de maneira mais sustentável armazenem parte da comida sem consumo de energia elétrica.

A capacidade da invenção é de três mil litros, cerca de vinte vezes mais que uma geladeira comum. Aliado a uma horta caseira – para um estilo de vida ainda mais sustentável – a Ground Fridge tem capacidade de armazenar vegetais produzidos em uma área estimada de 250 m² de solo. O refrigerador é comercializado na Holanda por €10300 (pouco mais de R$ 40 mil).