LinkedIn: 12 dicas para destacar seu perfil na rede social

A receita profissional para o seu sucesso está aqui

LinkedIn é atualmente a principal rede social voltada àqueles que procuram o “emprego dos sonhos”. Ao todo, são 300 milhões de perfis cadastrados no mundo inteiro, sendo que 25 milhões (aproximadamente 8%) são brasileiros, com o terceiro maior mercado — perdendo só para EUA e Índia.

Para te ajudar, Josie Ribeiro, analista de talentos da Hotmart (plataforma para distribuidores de produtos digitais), dá algumas dicas de como se destacar:

Fotografia de qualidade

É importante ter uma foto de boa qualidade, profissional e atualizada. Perfis com fotos têm 14 vezes mais probabilidade de serem vistos. O tamanho ideal para sua foto é de 400 x 400 pixels.

linkedin1

Atualização é a chave do sucesso

Mantenha seu cargo atualizado. É a primeira coisa que as pessoas veem ao visitar a sua página, logo, a mensagem deve ser sucinta e clara. Alinhe as palavras-chave com sua atuação e o cargo que você está tentando conquistar.

evolution-of-celebrities-gifs-0111

Mostre seus resultados

Se você possui trabalhos acadêmicos ou algum material que possa enriquecer o seu perfil profissional, você deve adicioná-lo. Isso torna o perfil mais atrativo e facilita a avaliação inicial do recrutador.

linkedin2

Bom resumo profissional

Essa é a primeira chance de mostrar suas habilidades profissionais. Usar um tom pessoal na mensagem pode ser uma boa ideia, pois aproxima o recrutador do candidato. Se você ainda não tem experiências profissionais, mantenha o foco na sua formação e talentos.

linkedin3

Priorize resultados ao longo de sua trajetória

No campo de experiências, não há necessidade de listar cada trabalho que fez, mas é importante manter um histórico do que foi relevante. Oferecer detalhes pode ajudar a conquistar a atenção do recrutador.

linkedin4

Aposte nas recomendações

Afinal, seus colegas de trabalho e antigos gestores podem te ajudar nessa tarefa. As recomendações funcionam como uma referência da qualidade do seu trabalho. Recomendar colegas é uma maneira de conseguir recomendações, invista um tempinho nisso.

linkedin5

Preencha o campo “Competências” — e “Habilidades”

É importante incluir apenas habilidades que você realmente possua. Isso ajuda a direcionar as sugestões de recomendações que aparecerão nas páginas de seus contatos e, consequentemente, aumenta o número de recomendações que você tem sobre tais especialidades. Você também pode acessar a ferramenta ‘Habilidades’ do próprio LinkedIn. Ela disponibiliza uma lista de habilidades relacionadas à sua área de atuação.

source

Personalize sua URL

O uso de uma URL personalizada (br.LinkedIn.com/in/seunome/) permite que seu perfil seja listado em buscas no Google. Para isso, basta clicar no ícone ao lado da URL abaixo da foto. Atenção: não é possível alterar a URL mais de 3 vezes em 6 meses, então é bom pensar bem antes de escolher.

linkedin6

Participe de grupos e siga empresas interessantes

Se você quer trabalhar em um determinado lugar, pode seguir a companhia no LinkedIn. Dessa forma, você tem acesso às novidades da empresas, inclusive oportunidades de trabalho. Além disso, pesquise sobre grupos do seu interesse e participe ativamente. Mas evite entrar em discussões polêmicas e que fujam do propósito profissional do LinkedIn.

linkedin7

Trabalhos voluntários são bem vistos

O LinkedIn abre espaço para o usuário adicionar causas que defende e experiências com trabalhos voluntários, algo valorizado por recrutadores. De acordo com o LinkedIn, 41% dos recrutadores consideram trabalhos voluntários tão importante quanto os remunerados na hora de avaliar um candidato.

linkedin8

Idiomas

Não deixe de colocar o nível de conhecimento em outros idiomas. Uma forma de se diferenciar e concorrer a vagas internacionais é criando um perfil em outro idioma no LinkedIn.

linkedin9

Fotos de fundo

O LinkedIn permite que você coloque uma foto de capa, similar ao Facebook. Seja sóbrio nesse quesito.

fundo