Maradona, o camisa 6

Ele não usou a 10 em sua primeira vez no Maracanã

À direita, Zico, do Brasil. À esquerda, Maradona, da Argentina. Dois grandes números 10 do futebol mundial… Mas espera aí: o número da camisa do Dieguito é 6?!?

Sim, Diego Armando Maradona jogou com a camisa 6 em duas partidas da Copa América de 1979. A foto acima foi tirada no Maracanã em 2 de agosto de 1979, momentos antes do Brasil 2 x 1 Argentina pela primeira fase do torneio — na época, cada país mandava seus jogos em casa, no sistema de ida e volta, em vez de toda a disputa acontecer num país só como hoje.

A Argentina tinha o costume de inscrever seus convocados para torneios em ordem alfabética ou alguma outra solução que nada tinha a ver com a posição em que um jogador atuava.

Maradona, com 19 anos incompletos, ainda não era o mito consagrado da camisa 10 que seria pouco depois. E foi inscrito com o número 6 mesmo. Seu status mudaria em pouco tempo. Nas Copas do Mundo de 1982 e 1986, quando ele já era o maior jogador de seu país, Maradona ficou com a 10 mesmo, abrindo uma exceção na ordem alfabética do resto da equipe. Depois, a Fifa proibiria a numeração por esses critérios.

O jogo no Maracanã foi o primeiro de Maradona contra o Brasil. Abaixo, um vídeo do YouTube com lances da partida.

Seis dias depois, Maradona voltou a vestir a 6 contra a Bolívia, também pela Copa América, no estádio do Vélez Sarsfield em Buenos Aires.

EXTRANO-Maradona-Copa-America-YouTube_CLAVID20110701_0011_3

A Argentina venceu por 3 x 0 e Maradona fez um gol. Eis um vídeo com melhores lances:

E não houve mais Maradona com a 6 depois disso. Ele não jogou as outras duas partidas da Argentina na Copa América (nesse grupo de três seleções, o Brasil se classificou para a fase seguinte) porque foi disputar o Mundial sub-20 no Japão, onde foi campeão. Jogando com a camisa 10.

A camisa 6 histórica do jogo contra o Brasil está hoje no Museu do Racing de Avellaneda.

Argentina_1979_Home_Adidas_CopaAmericaVtavsBrasil_MC_6_DiegoMaradona (1)


(Fotos: Maradona e Zico via perfil @MaradonaPICS no Twitter; camisa via Museo Racing Club; Maradona contra Bolívia reprodução YouTube)