Montar uma horta em casa é fácil e bem relaxante

O chef Gabriel Mateuzzi, do restaurante Tête à Tête, dá algumas dicas para você montar seu canteiro de especiarias particular

Você certamente já sofreu com a falta daquele tempero que esperava encontrar no mercado para compor uma receita. Bem, e se nós disséssemos que tê-lo plantado em casa, à disposição para o grand finale, não é uma tarefa tão difícil? O chef Gabriel Mateuzzi, do restaurante Tête à Tête, em São Paulo, sugere que – antes de mais nada! – você pense em qual uso pretende fazer da horta: “Se for plantar um vaso pequeno de manjericão para usá-lo com muita frequência em molhos, por exemplo, ele logo vai morrer”.

Em outras palavras, é importante dimensionar a quantidade e a variedade do que for mais apropriado para a sua, digamos, rotina gastronômica.

Daí em diante, o processo exige pesquisa e dedicação, obviamente, mas nada que não compense o resultado final. Além de ter um produto fresco na mesa, cuidar de um pequeno jardim diariamente serve como um ótimo jeito de relaxar após aquele dia caótico no trabalho. O chef, que tem uma horta no restaurante e chega a passar horas entre as plantas, não tem dúvidas: “A experiência é ótima”.

Primeiras mudas

  • Escolha os temperos de sua preferência. Conheça bem as características de cada um deles, como necessidade de luz e água.
  • Separe um espaço de fácil acesso, que cumpra os requisitos básicos de cada muda plantada.
  • Acompanhe o desenvolvimento diariamente, observando com atenção se alguma mudança é necessária, como a troca do vaso de um lugar para outro.

Quando usar?

  • Manjericão: bruschettas, molho pesto, salada caprese e massas em geral.
  • Alecrim: legumes assados ao forno, todos os tipos de carne e se quiser ousar, coloque um ramo no gim-tônica.
  • Tomilho (comum): carnes assadas, caldos, molhos mais densos ou escuros.
  • Orégano: pizzas, ensopados e molhos; salada de tomate.
  • Hortelã: pratos da culinária árabe, como o kebab de cordeiro; chás e infusões; mojito.
Newsletter Conteúdo exclusivo para você