O zoom mais poderoso do mundo

Para voltar a crescer na guerra dos fabricantes de smartphones, A Nokia lança o Lumia 1020, cujo grande trunfo é a câmera de altíssima definição de 41 megapixels

o zoom mais poderoso do mundo

o zoom mais poderoso do mundo2Seis anos atrás, a finlandesa Nokia era a maior fabricante de celulares do mundo com uma fatia de 40% do mercado. Hoje, tem apenas 2%. Para recuperar o terreno perdido para os concorrentes, a empresa lançou em julho o Lumia 1020. Ele roda com o sistema Windows Phone 8 e tem como maior diferencial uma câmera com sensor com inacreditável capacidade de 41 megapixels (MP) – só para comparar, a do iPhone 5 é de 8 MP e a do Samsung Galaxy S4 é de 13 MP.
Tanta capacidade não é exatamente prática para postar em redes sociais (para isso, é melhor regular a resolução para meros 5 MP). E as fotos de altíssima qualidade e vídeos em full HD devem ser logo descarregados para não ocupar quase toda a memória de 32 GB. Mas a Nokia promete que o número elevado de pixels permite imagens muito definidas mesmo em ambientes escuros. E os zooms fazem com que fotos tiradas de grandes distâncias não tenham nada borrado. Na apresentação, a empresa exibiu uma panorâmica de Nova York em que a Estátua da Liberdade (e tudo mais em volta dela) aparecia com clareza minuciosa.
Nos Estados Unidos, o aparelho custa US$ 300 com plano de dois anos da operadora AT&T. A Nokia promete o 1020 no Brasil no fim do ano, sem preço definido.