Os panfletos dos shows de punk rock

Com o princípio “faça você mesmo” que guiava o gênero, as bandas de punk rock dos anos 1970 e 1980 divulgavam os shows que iriam fazer através de panfletos (flyers) e cartazes quase artesanais, com montagens rústicas ou feitos a mão, xerocados ou mimeografados. O tumblr Old Punk Flyers se dedica a reunir esses tesouros perdidos […]

Com o princípio “faça você mesmo” que guiava o gênero, as bandas de punk rock dos anos 1970 e 1980 divulgavam os shows que iriam fazer através de panfletos (flyers) e cartazes quase artesanais, com montagens rústicas ou feitos a mão, xerocados ou mimeografados. O tumblr Old Punk Flyers se dedica a reunir esses tesouros perdidos — como o anúncio acima de um show dos Ramones, com abertura da banda Blondie, em Nova York.

Os punks ingleses também estão bem representados, como nesta relíquia histórica de um show com três bandas fundamentais: Sex Pistols, The Clash e Buzzcocks.

O senso de humor contestador dos punks se apresenta com o uso provocador de imagens de ícones da cultura pop, como o rolling stone Mick Jagger recebendo um bigode e um cavanhaque toscos (seguindo o exemplo do que o artista plástico Marcel Duchamp fez décadas antes com a Mona Lisa de Leonardo da Vinci).

Ou o Batman carregando uma bomba prestes a explodir.

Ou uma colagem acochambrada de Marilyn Monroe.

Vários outros materiais de divulgação de shows estão em Old Punk Flyers. Certamente, nem todos são esteticamente atraentes (alguns poucos podem até ofender certas sensibilidades). Porém, o espírito da época está ali.

A dica veio do amigo jornalista Paulo César Martin.

***

(Imagens: reproduções do tumblr Old Punk Flyers)