Primeiro anúncio do Mac da Apple teve Bill Gates

O computador Macintosh, o primeiro produto revolucionário da Apple, foi lançado em 1984 e teve uma campanha publicitária de 12 páginas na revista semanal de informação Newsweek. Apesar de o Mac ter sido o primeiro grande xodó de Steve Jobs, o fundador da Apple, ele não aparece nessa propaganda — já nos lançamentos da Apple […]

O computador Macintosh, o primeiro produto revolucionário da Apple, foi lançado em 1984 e teve uma campanha publicitária de 12 páginas na revista semanal de informação Newsweek.

Apesar de o Mac ter sido o primeiro grande xodó de Steve Jobs, o fundador da Apple, ele não aparece nessa propaganda — já nos lançamentos da Apple nos anos 2000, era difícil separar os gadgets inovadores (iPod, iPhone, iPad…) da imagem de Jobs. Curiosamente, quem está no i-anúncio do primeiro Macintosh é Bill Gates, o dono da Microsoft, dando um depoimento dizendo como o novo computador é demais e “captura a imaginação das pessoas”.

Bill Gates estava amiguinho de Steve Jobs na época. Mas, pouco tempo depois, o sistema operacional Windows da Microsoft, digamos que inspirados pelas interfaces do Macintosh, começou a ser usado por outros fabricantes de computadores, sendo fundamental para a popularização do PC (personal computer). Isso criou uma grande rivalidade entre Microsoft e Apple.

Maiores e melhores detalhes da relação Jobs-Gates estão na biografia Steve Jobs (Companhia das Letras, R$ 49,90), escrita pelo jornalista Walter Isaacson e lançada em 2011, poucos dias após a morte do número 1 da Apple.

Abaixo, outras páginas do anúncio do Macintosh na Newsweek de 1984. Elas foram encontradas através do site Retronaut.