5 jogos que valem por uma massagem relaxante

Disponíveis em PC, consoles ou smartphones, você pode aproveitar jogos sem esquentar a cabeça

Dos anos 1970 até os anos 2000, houve uma evolução em um nicho específico de entretenimento: games para gastar tempo de maneira competitiva, batendo recordes e terminando o jogo no menor tempo possível.

Isso é reafirmado com as dezenas de campeonatos de e-sports que lotaram estádios.

Com a chegada dos smartphones e dos jogos de desenvolvedoras independentes, a história pareceu mudar: gamers casuais estão em alta.

E é ainda melhor quando você não precisa ter nenhum nível de coordenação motora, nem ser acostumado com um controle cheios de botões “x”, “y”, “a”, “b”.

Pensando nisso, separamos cinco jogos para aproveitar e, de quebra, aliviar o estresse – de Android a PlayStation 4.


The Stanley Parable

Dispositivo para PC

 (Divulgação/Fonte padrão)

Nele, você tem liberdade para seguir o caminho que quiser — seja guiado pelo “narrador” ou por instinto — e, de quebra, ainda é acompanhado por uma boa dose de humor.

Bastante linear, você está em um escritório completamente vazio e seu objetivo básico é escapar, passando por escadarias, salas luxuosas e ambientes aleatórios.

Bom para matar um tempo descobrindo o maior número de finais alternativos possível.

Principalmente se você não quiser “se desligar por completo”, pensando apenas em manter o foco.

 


Monument Valley

Dispositivo para Android, iOS, Windows Phone

 (Divulgação/Fonte padrão)

Jogo indie, requer que você guie a protagonista Ida por uma sequência de labirintos e obras repletas de ilusão de óptica, manipulando o mundo ao seu redor.

Fortemente inspirado em uma arte minimalista, é um prato cheio para os olhos. O único ponto fraco? Você vai precisar quebrar a cabeça para chegar ao final.

 


Firewatch

Dispositivo para PC, Xbox One, PS4

 (Divulgação/Fonte padrão)

Você pode até julgar a história e a jogabilidade. Porém, nós sabemos que o grande segredo deste título é a beleza dos gráficos.

E não precisa ser expert em cromoterapia para sacar que a combinação de laranjas vibrantes e azuis suaves te deixam tranquilo.

O poder de imersão também vai deixá-lo concentrado até fim. E a conclusão é de cair o queixo.

 


Journey

Dispositivo para PS4

 (Divulgação/Fonte padrão)

“Exploração” pode ser um tema comum em jogos do subgênero total relax, mas nada chega perto de Journey.

Da trilha sonora bem feita ao nível de sensibilidade exigido, você não tem ideia do quanto essa areia digital pode tirar seu fôlego.

O mais interessante é que ao decorrer da sua jornada (com perdão do trocadilho), você vai encontrar outros “clones” vagando por aí.

No fim da história, é revelado que eles eram JOGADORES REAIS, passando pelos mesmos perrengues que você e, acima de tudo, ajudando sem mesmo se conhecerem.

 


A Story About My Uncle

Dispositivo para PC

 (Divulgação/Fonte padrão)

Seguindo uma lógica linear similar de Stanley Parable, no qual você deve simplesmente sair do “início” e chegar a um “destino”, esse jogo adiciona uma variável interessante: também é um jogo de plataforma.

Combina jogabilidade, visual e um nível básico de raciocínio. Sem grandes esforços.