5 teorias da conspiração de nossos tempos

Assassinato de Kennedy? Chegada do homem à Lua? Os temas clássicos são fichinhas perto dos raciocínios fantasiosos elaborados a cada dia na internet

1. Copa de 2014

brazuca9_adidas

 (Reprodução/Divulgação)

Como explicar uma derrota de 7 x 1 numa semifinal de Copa do Mundo? Entre um monte de fábulas, houve a de que Neymar fingiu sua grave contusão nas costas no jogo anterior para não enfrentar a Alemanha.

Ou aquela que jurava que a seleção brasileira entregou o jogo porque a final tinha de ser entre equipes com contrato com um determinado fornecedor esportivo…

Circulou até uma reciclagem de uma “denúncia” sobre os fatos ocultos da derrota para a França na final da Copa de 1998, apenas trocando pelos nomes de hoje – e assim foi inventada a “teoria da conspiração sustentável”.


2. Acidente do Alonso

fernando-alonso-crash-mp4-crash-barcelona_3268469

 (Pete Gill/Sky Sports/Reprodução)

Em 22 de fevereiro, Fernando Alonso bateu sua McLaren nos testes da Fórmula 1 em Barcelona, numa curva de raros acidentes.

Lacônica, a McLaren garantiu que não foi nada grave e que a causa teria sido apenas uma “lufada de vento” que fez o piloto perder o controle. E encerrou o assunto sem explicar muito.

Por causa desse mistério, surgiram as especulações. Ele teria desmaiado antes de bater depois de tomar um choque do sistema eletrônico do carro.

Ao despertar, ele estaria achando que era um garoto que ainda pilotava kart. E o acidente “nada grave” deixou Alonso no hospital por quatro dias e forçou sua desistência do GP da Austrália.

A nuvem de mistério da McLaren só alimentou o surgimento das teorias.


3. Simpsons não americanos

simpsons-trinta-anos-tv-cultura-vip

 (Divulgação/Reprodução)

O astrônomo americano Phil Plait criou sozinho a teoria segundo a qual os Simpsons não moram nos Estados Unidos – nem mesmo no Hemisfério Norte do planeta.

Com base na posição da Lua em quarto crescente num episódio do seriado exibido em janeiro, a cidade de Springfield, onde moram os personagens, só poderia estar localizada em algum país da parte sul do planeta. Seja na Oceania, na África ou na América do Sul.

Mas Estados Unidos, nunca. Plait escreveu em sua coluna no site Slate: a descoberta fez parecer que o mundo virou de cabeça para baixo. Pelo menos para ele.


4. O avião da Malásia

Malaysia-Airlines-Boeing-777-200_PlanespottersNet_222474

 (PlanespottersNet/Reprodução)

O voo MH370 da Malaysia Airlines sumiu em março de 2014 numa viagem entre Kuala Lampur, na Malásia, e Pequim, na China. Até o fechamento desta edição, nada dele foi encontrado.

A torrente de suspeitas é variada: o piloto se suicidou levando 238 pessoas com ele; uma manobra militar abateu a aeronave; terroristas sequestraram o avião e ele está escondido no Afeganistão; o rapper Pitbull profetizou a queda dois anos antes na música Get It Started; e (claro que não poderia faltar) alienígenas abduziram o Boeing 777.


5. Mundo Illuminati

illuminati

 (Reprodução/Divulgação)

A Ordem Illuminati é uma sociedade secreta de “mentes avançadas” fundada em 1776.

Agora, vem crescendo na internet a noção de que supostos illuminati estão dominando o mundo. Entre eles, o presidente americano Barack Obama, o bilionário Warren Buffett e astros pop como Kanye West, Rihanna e Lady Gaga.

Os caçadores de illuminati encontram símbolos da entidade (como a pirâmide e o olho) em fotos, vídeos e até discursos.