6 fatos desmentem que Eminem é o maior rapper de todos os tempos

Ele pode até ser um bom músico, mas ainda está atrás de uma longa lista de revolucionários do hip-hop

Eu sou o maior rapper de todos os tempos? É sério isso?

Eu sou o maior rapper de todos os tempos? É sério isso? (Kevin Winter/Getty Images)

Listas de internet são um terreno sem lei e, muitas vezes, sem sentido algum.

Basta olhar a lista de melhores filmes da história promovida pelo Internet Movie Database (IMDB) — baseada nas notas que usuários do site dão para os longas — e ver que Um Sonho de Liberdade encabeça a lista e O Cavaleiro da Trevas ocupa a quarta posição, acima de clássicos como Cidadão Kane ou Apocalypse Now.

Mas rankings bizarros não são exclusividades do mundo do cinema, e o site Ranker chegou para provar isso.

O local é uma plataforma aberta para qualquer um criar uma lista, aberta e mutável para todos os visitantes da página. De melhor smoothie até melhor molho de fast food, tudo lá recebe uma nota.

Porém, nos últimos, dias o site vem sendo pivô de uma polêmica: foi criada uma lista de melhores rappers de todos os tempos e, depois de 2 milhões de votos, Eminem venceu a lista.

“Ah, mas o Eminem é o rapper que mais vendeu discos em todos os tempos”

Se formos ranquear qualidade de acordo com vendagem, Garth Brooks (quem?) seria um dos maiores músicos da história (o que não é o caso!).

Melhor da história é algo tão relativo quanto a discussão se o certo é biscoito ou bolacha.

O próprio Eminem admite que existem diversos artistas melhores do que ele, como disse na música Rap God.

“Me? I’m a product of Rakim , Lakim Shabazz, 2Pac, N.W.A, Cube hey Doc, Ren Yella, Eazy, thank you they got Slim.” (Eu? Sou produto de Rakim, Lakim Shabazz, 2Pac, N.W.A, Cube ei Doc, Ren Yella, Eazy, obrigado por criarem Slim)

“Inspired enough to one day grow up, blow up and be in a position/To meet Run–D.M.C. and induct them/Into the motherfuckin’ Rock and Roll Hall of Fame.” (Inspiração suficiente para um dia crescer, explodir e poder conhecer o Run D.M.C e introduzi-los ao Hall da Fama do Rock).

Como o próprio rapper admite que existem outros melhores e mais influentes artista que ele, resolvemos ajudar os confusos votantes da lista a realmente exaltar os nomes que representem a história do gênero.


Motivo 1: Dr. Dre

Sem Dr. Dre não existiria rap como conhecemos hoje. Ice Cube, Snoop Dog, Eminem, NAS, Xzibit são alguns dos nomes que foram pinçados e produzidos por ele.

Sem contar seus dois álbuns solo The Chronic e 2001, que trouxeram clássicos eternos como Still Dre e Nuthin But a G Thang.

Dr. Dre criou a sonoridade que transformou o rap no gênero mais rentável do século 21.

Motivo 2: Tupac Shakur

Se na costa oeste americana era Dr. Dre que dava cara ao rap laid back das praias da Califórnia, Tupac Shakur era quem traduzia a dureza cosmopolita da costa leste em sua música.

Nascido no Harlem, bairro de Nova York, é considerado uma das principais vozes do gangsta rap dos anos 90, que influenciou a música negra dos anos 2000.

Seu disco All Eyez on Me atingiu a marca de 5X platina em apenas dois meses.

Motivo 3: Grandmaster Flash

Flash nunca foi um sucesso de críticas e nem teve discos multiplatinados.

Seu grande trunfo foi o pioneirismo: no meio dos anos 70, quando a disco music era dominante, ele resolveu pegar duas vitrolas, discos diferentes e tentou fazer uma mistura dos dois sons.

Criou a técnica que seria base para os beats e as improvisações que marcam o hip-hop. Sem o scratching e a técnica de backspin, nem Eminem nem Dr. Dre e provavelmente ninguém faria rap hoje.

Motivo 4: Jay-Z

Ele é o cara que elevou o patamar do rap dentro da indústria cultural.

Conseguiu fazer a transição de artista para empresário e hoje figura entre os mais bem sucedidos do planeta: é dono de uma das maiores agências de talentos do mundo, a Roc Nation  — que cuida da carreira de personalidades da música, NBA, MLB e futebol.

Além disso, tem um leque de novos negócios, incluindo uma espécie Uber de jatos particulares e uma das principais marcas de champanhe do mundo.

Na música, é considerado o “rei do flow”, pois consegue adaptar suas rimas como poucos, criando uma nova identidade musical a cada projeto lançado.

Motivo 5: Kanye West

Se Jay-Z levou o rap para os negócios, Kanye West foi o responsável por colocar o gênero na rota da arte.

Ele entendeu que seu trabalho não se destacava e, para mudar isso, explorou visualmente sua música: as capas de seus discos são projetados por artistas consagrados, como Takashi Murakami, George Condo e Riccardo Tisci.

Para a cenografia de seus shows, chama a renomada stage designer Es Devlin, considerada a principal montadora de palcos do mundo.

Suas roupas são desenhadas por ele, e seus desfiles são os maiores acontecimentos do mundo da moda.

Ajuda também que Kanye é uma figura tão controversa quanto midiática, chegando ao cúmulo de se lançar candidato a presidência dos Estados Unidos quando recebeu um prêmio por sua carreira no VMA.

Motivo 6: Snoop Dogg

Todos os cinco nomes acima foram revolucionários, dentro ou fora do mundo da música.

Então o que Snoop Dogg está fazendo aqui? Bem, ele é um nome do mesmo nível de Eminem, mas só pelo carisma já supera o “melhor rapper” de todos os tempos.

Eminem por um acaso é o melhor amigo de Martha Stewart? Acho que não…

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Bruno Victoriano Aprígio

    que matéria bem feita! Eminem sempre será meu rapper preferido, mas sei reconhecer que existem nomes mais influentes de formas diferentes no mundo do rap do que ele, ele é um dos melhores letristas que existe, mas sem Dr. Dre, Grandmaster… talvez nem rap/hip-hop existiriam…

    Curtir

  2. Michel Santiago

    Mds o único motivo que concordo eo 2pac ele eu reconheço que eo o maior de todos os tempos apesar de ser adimirar o Eminem..Agora os outros motivos não tem nada aver,Jay-Z muito fraco, Kanye West também não dá pra por esses caras nessa lista, o Dre tem papel importante no crescimento do hip Hop com certeza é foi ele que descobriu o 2 pac eo Eminem,mas a enquete do maior rapper de todos os tempos isso ele não é não mas é um cara importante ajudou no crescimento do hip hop..Snoop dog sem chance,pra mim fica entre os 2 mesmo Eminem,2pac eu colocaria o notórios nisso também foi um puta rapper os 3 são os melhores mas pra mim apesar de idólatra o Eminem reconheço que o 2pac eo maior em seguida Eminem e o notórios big…

    Curtir

  3. Vinicius Paulo

    Gostei da matéria, sem desmerecer ou criticar o Eminem explicou bem. Entendo que liricamente o Eminem é um animal, um gênio para escrever ( rapidez), mas outros rappers são muitos influentes também.

    Curtir

  4. A matéria na verdade não teve análise, se torna o melhor rapper aquele que consegue obter o máximo de habilidades requeridas por esse gênero musical. Desde quando ter carisma (Snoop Dogg) é parâmetro para qualidade musicial?? Ou moda (Kayne west)?. Apesar do Eminem ultimamente só ter falado besteiras, principalmente se referindo ao presidente norte americano, não se pode negar que ele mudou o rap e sua habilidade lirica é fascinante. Dr Dre não é o melhor rapper, é o melhor prodrutor, Snoop Dogg só rima sobre mulheres e maconha. Dessa lista ai, os únicos que poderiam ser comparados ao Eminem são Jay-z e 2pac.
    Vamos usar o carisma para ser aprovados em provas. Carisma, era só o que faltava.

    Curtir

  5. Projeto Sem Nome

    Respeito, porém discordo.
    Dr Dre: Melhor produtor, não rapper, nem beat maker, produtor, revolucionou com o G-funk e como mentor de gigantes do rap, porém o melhor rapper não pode ter ghost writters.
    Tupac: O único que pode entrar nessa briga, gênio lírico, porém não tanto nas rimas, um rap mais bruto e linear, mas sem ser intrínseco, rap quase sempre consciente, e sem dúvida abordou temas mais urgentes que Slim Shady. Agora na rima e tempo, não.
    GMF: Sem ele não teria rap mainstream consciente, revolucionou, um dos melhores, e para seu tempo foi o melhor, sem dúvida, contudo entra de novo o problema das rimas, é injusto comparar com Eminem neste quesito.
    Jay Z: é um ótimo empreendedor, mas desde quando isso pesa no jogo do rap, um dos melhores no flow, e rima (um dos ghost writters de Dr. Dre), pode também chegar bem perto, mas perde feio no impacto social das músicas.
    Kanye: Sério mesmo?
    Snoop Dogg: Importantíssimo para o rap, contudo mais coadjuvante que protagonista.
    Lista Fraca, mas parabéns pelo texto e por expressar sua opinião!

    Curtir

  6. Hellboy The Detroit

    Matéria horrível, um cara que não entende nada de hip hop, primeiramente o que a merda do Kanye faz ali? ele não mudou o rap merda nenhuma, snoop é um dos melhores blz! mas desde quando precisa de carisma no rap?
    O que tu entende de rap? NADA, ISSO É BEM CLARO,
    Eminem é o maior sim hoje em dia, tupac é o melhor que ja existiu, mas o rap não seria nada sem o Eminem, nada mesmo, quem foi que mudou a visão sobre o rap? Dre, Snoop, Kanye? não, Eminem mudou, quando o gênero não envolvia nenhum branquelo, onde quebrou todas as barreiras, é o rapper que mais tem respeito hoje em dia.
    Meu filho tu nao serve pra comentar sobre algo que não conhece, porfavor apague enquanto de tempo porque isso e uma matéria horrível, não elevou a nada e ainda tentou desmerecer alguém que tem com certeza mais respeito que tu.

    Curtir

  7. Bruno Tacchi

    Esse texto foi tão patético que eu me senti obrigado a criar uma conta aqui só pra comentar esse monte de burrice que eu acabei de ler kkkkkkkkkk
    Vamos por partes. Primeiramente, eu só gostaria de falar que se você está acessando a REVISTA VIP para aprender sobre RAP, por favor PARE. Existem inúmeros sites, blogs, twitters, youtubers e etc. que trabalham constantemente pra oferecer o melhor conteúdo possível, e ter gente vindo aqui, numa revista que não tem porra nenhuma a ver com o assunto, para aprender sobre rap é extremamente triste.
    Em segundo lugar, queria deixar claro que eu não estou aqui pra afirmar que o Eminem é o melhor rapper (que é a minha opinião), e sim para responder esse texto extremamente ruim.
    Em terceiro lugar, eu vou usar deliberadamente os termos “melhor” e “maior”, porque quem escreveu o texto também não teve a mínima decência de diferenciá-los.
    Agora, sobre o texto.
    O Eminem não falou que esses rappers são melhores que ele. O que ele disse foi que ele é um produto, que ele foi influenciado por esses rappers (honestamente não sei se o que faltou foi interpretação de texto, ou se foi burrice, ou se o cara forçou esse argumento porque não sabia o que falar). É extremamente óbvio que ser influenciado por alguém não significa ser pior que esse alguém, senão nem existiria discussão alguma, porque todo mundo é influenciado por todo mundo. O Eminem realmente já fez uma lista de rappers que ele acredita que estão na frente dele, mas isso foi em 2002, na música Till I Collapse, bem antes de ele se tornar o que ele se tornou. Atualmente, o que ele fez foi falar que está no top 4, junto com Biggie e Tupac (top 3 no caso, mas ele fala top 4, longa história), mas não se diz pior que eles, muito pelo contrário, se auto intitular deus do rap significa que ele se acha o melhor, né???
    Motivo 1: Dr Dre? Kkkkkkkkkkkkkk Como assim o Eminem não pode ser o melhor rapper porque o Dr Dre foi um produtor influente????? Não há como discordar que o Dre foi e é gigante na história do rap, mas ele fez a grande maioria do seu legado como produtor, e por isso não dá pra colocar ele na lista de melhores rappers. (Ah, o Dr Dre só produziu uma música do Nas, It’s coming de It was written, não força a barra). Placar 0-1
    Motivo 2: Tupac Shakur. Okay, okay, o Tupac é sim um dos maiores da história, não vou entrar nesse mérito, só corrigir umas baboseiras. “Tupac era quem traduzia a dureza cosmopolita da costa LESTE em sua música” kkkkkkkkkkkk costa leste? Sério mesmo? Tudo bem que o Tupac nasceu em Nova Iorque, mas ele não tem rap algum sobre a costa leste. Se for pra citar o Tupac como um rapper melhor que o Eminem, pelo menos faça isso direito, gaste mais que três parágrafos falando dele. E ah, não tava escrito no texto que vendas não é importante assim na discussão? Porque agora as vendas de All Eyez On Me viraram argumento??? Que bagunça. Placar 0-2
    Motivo 3: Grandmaster Flash. Se for pra falar de pioneirismo, essa lista vai ficar imensa, né? Ainda bem que não estamos falando disso, e sim de MAIORES RAPPERS. Não importa o quão influente o Grandmaster Flash foi (nem vou entrar em detalhes), mas é extremamente óbvio que ele não é um rapper, então porque dizer que ele é um motivo para o Eminem não ser o melhor rapper??? Sem muita gente não existiria rap hoje, isso não significa que eles são maiores que seus sucessores. Placar 0-3
    Motivo 4: Jay Z. Ahhhh nãoooooo, para de passar vergonha. O que elevou o patamar do rap foram todos os rappers, não faz sentido algum falar que foi o Jay Z. Ele não foi o que mais vendeu, não é o melhor produtor, e sua gravadora não tem um maior número de nomes grandes em relação as outras. E na questão de negócios, todo mundo sabe, ou deveria saber, que quem foi o pioneiro disso foi o Diddy, tanto que o Jay Z ocupa a segunda colocação na lista de rappers mais ricos, atrás dele. E eu nunca ouvi ninguém falar que o Jay Z é o “rei do flow” KKKKKKKKKKKKKKK. Desde quando isso é argumento??? Falta muita explicação aí, somente falar algo abstrato é muito fácil. Enfim, eu particularmente acho o Jay Z maior (maior, não melhor) que o Eminem, mas está longe de ser por essas justificativas apresentadas. O que aconteceu, de novo, foi falar que o Eminem não é o melhor rapper porquê alguém faz algo, que não é rap, melhor que ele. Placar 0-4
    Motivo 5: Kanye West (foi nesse momento que eu achei que o texto era uma pegadinha, olhei para os lados procurando uma câmera, pensei “Que bosta, Rede TV”, não achei nenhuma câmera, então acho que não é brincadeira). O Jay Z não levou o rap para os negócios, o Kanye não levou o gênero na rota da arte, ninguém levou o gênero na rota da arte. Montar palcos, ter capas bonitas e desenhar sua marca de roupas não é levar o rap pra rota da arte kkkkkkk. O que o Kanye faz é tratar o rap como arte, não levar o gênero para a arte. Yeezy trata suas beats de um jeito que até pode ser considerado artístico, ele tem um conceito diferente em cada álbum, ele faz coisas que ninguém nunca fez e que dá até pra chamar de uma certa arte no rap. Mas isso não é levar o rap na rota da arte. O que aconteceu, de novo, foi falar que o Eminem não é o melhor rapper porquê alguém faz algo, que não é rap, melhor que ele, porque no quesito rap não existe nem discussão sobre quem é melhor. Placar 0-5
    Motivo 6: Snoop Dogg (nesse momento eu quase recorri ao suicídio). Bom, todo fã de rap sabe que o SNOOP DOGG NÃO ESTÁ NO MESMO NÍVEL DO EMINEM. E como assim ser carismático define um rapper como melhor que o outro????? Isso é estupidez. Se alguém está numa roda de conversa comigo e fala que o Eminem não é o melhor rapper de todos os tempos porque ele não é amigo da Martha Stewart, eu simplesmente saio da conversa e nunca mais falo com essa pessoa na minha vida. Placar 0-6
    Enfim, não consigo explicar o que aconteceu nesse texto, eu acho que quem escreveu é fã do Trump, ou tem uns 13 anos de idade, ou não entende nada de rap, ou é ignorante, ou todas as 4 opções. O que poderia ter sido feito, é mudar o título de “6 fatos desmentem que Eminem é o maior rapper de todos os tempos” para “6 fatos desmentem que o Eminem é o ícone mais importante da história do rap”, porque não foi dito nada sobre ele não ser o maior rapper, e sim sobre ele não ser mais influente que essas 5 figuras (eu vou ignorar o Snoop Dogg aqui porque né?). Não foi falado de rappers maiores que o Eminem, não falaram de Nas, de Biggie, e sim de gente que não é melhor que o Eminem como rapper, e sim como outra coisa. E mesmo se o título fosse diferente, o texto foi extremamente mal escrito, com erros extremamente ignorantes, falta de argumentos convincentes e fatos para apoiar os argumentos. Só isso mesmo, boa noite!

    Curtir

  8. Carl é que bebê confiabilidade na empresa.

    Curtir

  9. Sem desmerecer o estagiário que escreveu, é uma matéria com curiosidades porém desnecessárias, se tratando de um cara que é sim considerado uns dos maiores. Como a matéria coloca um ponto final que ele não pode ser o melhor? Eu não sei quem ficaria com titulo de the goat, porém sem dúvidas, Em ocupa um dos 5 primeiras colocações fácil, com chance de estar em quinto ou primeiro, com 3 Clássicos, infinitos discos vendidos e bars de tirarem o fôlego.
    O hip hop é uma evolução de gêneros, em transformação até hoje, como pode Eminem não ser uma evolução de outros rappers? Claro que é. Com o passar do tempo tudo vai mudando, claro que fãs do gênero se apegam a quem mais os aproximam da história crua do hip hop. Não é a toa que Kendrick esta no meio dessa discussão com muito respeito e também com 3 Classicos e metade do tempo na cena. Em foi muito midiático para alguns, polêmico para todos e se perdeu em algumas letras e crises, ninguém tem dúvida disso. Porém botar um ponto final nessa questão, é muita prepotência.
    Na minha opinião Big Smalls tem mais posto que 2pac no meu Top 5, Kendrick se não entrou esta na porta. E devemos escutar mais Tyler, Joey, que da maneira deles estão trazendo criatividade e história de volta a cena. Dre não deveria nem ser citado na sua matéria por ter ghostwritters, porém pago um pau pro cara.

    Sem ordem
    jay z
    bigg
    2pac
    eminem
    snoop dogg

    Curtir

  10. Por Trás Da Música

    Garth Brooks tão chapando o globo ? que comparação bosta que fizeram , o único que chega perto é o tupac , que só foi “considerado” o melhor rapper depois que morreu … EMINEM é uma lenda , a pessoa que escreveu isso é um cara que não entende porra nem 1 de rap , isso parece uma matéria de criança, dr dre é um rapper melhor ? kayne west ? se o cara ganhou dinheiro por escrever essa merda me contratem que eu faço 1 melhor e com o mesmo assunto mesmo não achando ninguém melhor que ele no rap …kkkkkkkkkkkk

    Curtir