[Agenda] – Saiba como aproveitar a Comic Con numa boa

Com mais de 100 mil metros quadrados de opções é bom ter um guia. Prazer! Estou aqui para isto

A Comic Con Experience é aquela coisa: um verdadeiro banho de cultura pop durante quatro dias em dezembro. Em 2016, o evento acontece na Expo São Paulo e utiliza todos os 100 mil metros quadrados do espaço com estande e lojas dos mais diferentes estilos.

De produtoras de cinema, passando por editoras de mangá e até lojas de brinquedos, o local tem absolutamente tudo, o que às vezes pode ser ruim. Entre os corredores lotados e os avisos no alto falantes de minuto a minuto, é fácil se perder entre tantas opções e filas intermináveis. Mas quem lê a VIP nunca está perdido, e abaixo separamos as atrações imperdíveis da Comic Con deste ano e seus estandes que valem a espera.

NETFLIX

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

A Netflix não cansa de acertar, e na Comic Con não foi diferente. Com um dos maiores estandes da feira, a plataforma de streaming não decepcionou e deu tratamento especial para cada uma de suas séries. Destaque para 3%, primeira série brasileira da Netflix que foi lançada recentemente e ganhou um espaço exclusivo que traz uma “amostra” das fases e processos que os sobrevivente do mundo pós-apocalíptico precisam passar para sobreviver no novo mundo. Junto com o cenário interativo, diversos figurinos dos principais personagem da série.

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

A empresa também brincou com a febre dos “spoilers” e criou a cabine de spoilers aonde os visitantes podem colocar pra fora os segredos mais obscuros de suas séries favoritas. A meio brasileira Narcos, também está presente de maneira curiosa: a série ganhou duas mesas de pinball temáticas, que contam com fotos de Wagner Moura e algumas frases famosas da série. Caso você perca, um sonoro “hijo de puta” aparece no visor da máquina. Além disso, o local traz um quiz interativo que pode ser respondido diretamente da tela do celular. Caso acumule algumas respostas certas, pode sair do estande com camisetas e pôster de suas séries favoritas.

ESTRELA

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

Em um evento de tecnologia, a empresa de brinquedos clássica se destaca por ir contra a corrente: resgatando a nostalgia. No pequeno estande, a Estrela montou dois brinquedos que saíram dos anos 1980, uma pista de autorama e um Genius em larga escala. Entre tantas novidades e novas tecnologias, a empresa mostrou que algumas vezes resgatar o passado faz bem, fato provado com diversas crianças dando voltas nas filas dos brinquedos e se divertindo mais neles do que nos videogames espalhados pela feira.

FOX

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

A Fox foi outra produtora que não mediu esforços para fazer valer o termo “Experience” no nome da feira. Com poucos lançamentos até o momento — apenas Assassin’s Creed e Logan — a empresa fez de tudo para que chamasse a atenção, e deu certo. Para Assassins Creed, a Fox montou duas atrações: a primeira foi um circuito de parkour imitando as escaladas de Ezio no filme, a outra era o salto da fé (leap of faith), cena emblemática do filme que poderia ser recriada por qualquer um que estivesse disposto a tentar.

Para Logan, a Fox aproveitou a onda dos Escapes (sala montadas com objetivos a serem cumpridos dentro dela) e criou uma versão menor para o filme. É como se tivessem criado um app de realidade virtual do filme, só que de verdade e em escala real. Vale a pena conferir

BECO DOS ARTISTAS

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

Em um evento de quadrinhos, os responsáveis por fazê-los são destaque. Esse ano, o beco dos artistas ocupa lugar central na feira com oito corredores cheios de quadrinistas, cartunistas, ilustradores e todo tipo de profissional da área. Uma das características mais legais do lugar é a mistura: do lado de novos nomes da arte estão outros já consagrados, no Brasil e fora, o que dá ao beco uma sensação de uma feira menor dentro de uma feira maior. Entre os grande nomes, destaques para os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, multivencedores do prêmio Eisner de melhor quadrinho.

Além dos brasileiros, uma série de estrangeiros de renome marcam presença. Jae Lee e June Chung são uma dupla sul-coreana responsável por diversas edições de heróis da DC e Marvel, que ganharam novas faceta em suas mãos. O estilo da dupla é considerado um dos mais autorais da industria, se distanciando dos traços tradicionais dos quadrinhos. Outro grande nome que marca presença é Yannick Paquette, desenhista atualmente na DC e responsável pelo recomeço da Mulher Maravilha nos quadrinhos.

ESTANDE ABRIL

Crédito: Allan Francisco Crédito: Allan Francisco

Crédito: Allan Francisco (/)

E não podíamos deixar de marcar presença também no estande da empresa da árvore. Esqueça qualquer corporativismo, o lugar está muito legal e extremamente bem montado. Na primeira parte, um resgate a história da própria editora, com um museu dos quadrinhos da Disney, para comemorar o relançamento do Manual do Escoteiro, clássico do Pato Donald. Além do museu real, há também um museu em realidade virtual da Disney que mostra um pouco mais da história dos quadrinhos da marca.

O pessoal da Mundo Estranho e da Super Interessante também está por lá e montou um escape room em realidade virtual. Nele você precisará caçar pistas para fugir de um necrotério. As revistas também vão gravar programas ao vivo do estande durante a feira. Ou seja, não deixe de ir. E boa diversão.