Empresa norte-americana revela segredos sobre produção de correias de guitarra

Saiba mais sobre os bastidores da fabrica da Levy's e fique por dentro do trabalho detalhista das peças feitas à mão

Músicos que se preocupam com seus equipamentos muitas vezes costumam cuidar muito bem dos queridos instrumentos, sejam eles guitarras, violões ou até o mais caro dos pianos disponíveis no mercado. Contudo, no caso da guitarra, o problema não para por aí, já que existem centenas de preocupações que influenciam diretamente no desempenho de um guitarrista, seja ele um músico por puro hobby, seja ele um profissional na área.

De qualquer maneira, é simples saber diferenciar a qualidade de som de uma corda de R$20 e uma corda de mais de R$50, além de também ser fácil reconhecer quando é utilizado um pedal de efeito para dar um som mais pesado e violento ou um pedal de um efeito mais tranquilo e melódico. O fato é que não é dada tanta importância a um elemento fundamental: a correia, o apoio essencial (e subestimado) que mais ajuda na conexão músico-instrumento. Pensando em contar como não é nada fácil a confecção da devida peça, a empresa Levy’s — diferente daquela que faz calças jeans — fez um vídeo especial que conta o carinho e atenção dos responsáveis pela produção das correias. Veja abaixo:

VEJA TAMBÉM:

Como é possível conferir, o processo atencioso vai desde a verificação das diversas malhas por meio de um scanner (que identifica até a menor das irregularidades) até a pintura, acabamento e organização de cada uma das peças antes das mesmas serem distribuídas e chegarem a centenas de lojas pelo mundo. Os moldes servem como guia para a costura e cada produto é tratado, cortado e marcado com todo o cuidado, digno de uma correia de alta qualidade.

Caso queira saber mais sobre os bastidores do universo de instrumentos musicais, recomendo fortemente um vídeo da Fender no qual especialistas mostram como instalar e regular o suporte para a correia — o que é extremamente útil se você quiser ser um luthier e trabalhar com isso. Além disso, a Gibson também mostra alguns dos segredos de sua fábrica e, mesmo que você não seja músico, vale a pena dar uma olhada no design de uma belíssima Les Paul.