Os anos 1990 saem da tumba

Axl Rose usava uma indefectível calça branca colada; Slash, os tradicionais cachos que mais formavam um cabresto. Era janeiro de 1991 e o Guns N’ Roses levava 260 mil pessoas à loucura no Rock in Rio II. A gestora de recursos humanos Sheila Carvalho (não é a nossa tricampeã nas 100+) fazia parte do mundaréu. “Gostei muito da presença de palco do Axl e mais ainda do Slash. Tinha a multidão toda cantando, mulherada chorando, emocionada”, comenta.

O retorno do Guns N’ Roses mostra que os anos 1990 são, para a década que se inicia agora, a mesma coisa que os anos 1980 foram para os anos 2000. São muitas as bandas que, depois de tristes hiatos, voltam a tocar. “Faz uns dois anos que a década de 1990 ensaia um retorno”, aponta o jornalista e DJ Lúcio Ribeiro. Ele observa que a música é cíclica e que “também se aproveita do fato de que ultimamente não tem surgido muitas coisas boas, um movimento forte, e com isso os caras partem para o saudosismo mesmo”. Por isso, pode apostar: baladas trash avançarão uma década em seu tema. As mudanças atingirão a moda e até os spams que você recebe no seu e-mail.

Reviveremos os anos 1990, sim. Uma década que deixou não apenas boas lembranças, mas também uma cicatriz na testa de Sheila. Na turnê Use Your Illusion, em 1992, depois de ser acertado no peito por um copo plástico, Axl interrompe Paradise City com um “good night and fuck you” e joga o microfone na plateia. “Acertou a minha testa e sangrou muito”, conta Sheila.

Fique de olho na TV
PROGRAMAS DOS ANOS 1990? SIM! EM REMAKES OU EPISÓDIOS NOVOS, ELES ESTARÃO NO AR NOS ANOS 2010

Cavaleiros do Zodíaco Spawn
Twin Peaks Felicity
Homem de Ferro (o desenho)

Spams nostálgicos
SABE AQUELE E-MAIL SOBRE O QUE ROLOU DE MAIS BACANA NOS ANOS 1980? ELE DEVE MUDAR LOGO, LOGO. VEJA 12 COISAS QUE DEVEM FAZER PARTE DO SEU PRÓXIMO SPAM RETRÔ

Para estar na moda
PEÇAS ESSENCIAIS DE UMA ÉPOCA MAIS ROCK & ROLL

Pickups de baladas trash
VOCÊ AINDA VAI OUVIR MUITO NAS PISTAS DE DANÇA POR AÍ

Gala – Freed from Desire La Bouche – Sweet Dreams Culture Beat – Mr. Vain
Deee-Lite – Groove Is in the Heart Corona – The Rhythm of the Night

Velhas novas bandas para ouvir
DA GALERA QUE FAZIA BOA MÚSICA NA ERA DO CD, VEJA QUEM JÁ VOLTOU OU DEVE VOLTAR NA ERA DO IPOD

No Doubt – Depois de quatro anos em carreira solo, Gwen Stefani retornou em 2008 à banda, que, depois de uma turnê nos EUA, promete um álbum para 2010. Faith No More – A banda fez algumas apresentações em 2009, 11 anos depois do rompimento. Desde então, os cinco integrantes estão juntos, em apresentações esparsas. Soundgarden – Em janeiro de 2010, Chris Cornell tuitou que “o hiato de 12 anos chegou ao fim”. Desde então, cogita-se a banda no Lollapalooza, grande festival dos EUA. Jane’s Addiction – A banda ensaia um retorno desde 2008, e as evidências são mais fortes a cada ano. Em 2010, fez um show no Soundwave, festival australiano de música. Blink-182 – Durante o Grammy 2009, Travis Barker e Mark Hoppus afirmaram que o trio estava de volta. Desde 2008, eles estão em estúdio e devem lançar um novo álbum entre 2010 e 2011.