Uma playlist especial da VIP para o aniversário de São Paulo

Reunimos 15 músicas, algumas históricas e outras recentes, que foram inspiradas de alguma forma pela enorme metrópole

No aniversário da cidade de São Paulo, uma playlist da VIP (cuja redação, afinal, fica na capital paulista) com músicas relacionadas à complexa metrópole.

Sim, há uma faixa de Adoniran Barbosa, o sambista-símbolo de São Paulo. E outros sambas vêm nas vozes de Elza Soares e Jair Rodrigues.

Há tributos como “São São Paulo”, música do baiano Tom Zé que venceu o Festival de Música Brasileira da TV Record de 1968, e a jazzística “Suíte Paulistana”, do contrabaixista Edu Martins com participação do saxofonista americano Dave Liebman.

Também comparecem o pop de Guilherme Arantes; o rock humorado dos históricos grupos paulistanos Joelho de Porco e Os Mutantes; o punk da banda Inocentes; o rap de Mano Brown, Criolo e Emicida; e dois nomes da alternativa Vanguarda Paulistana dos anos 1980, Itamar Assumpção e Passoca.

E há dois quase hinos da cidade: “Ronda”, na gravação clássica da cantora Márcia, e sua música-filha “Sampa”, mas numa versão com João Gilberto, e não com seu compositor Caetano Veloso.

São 15 músicas para uma cidade de 463 anos.