VIP 10: uma playlist para encerrar uma semaninha daquelas

Entre as dez faixas, o veterano John Cale, ex-Velvet Underground, faz uma cover bem diferente do primeiro sucesso de Elvis Presley

Nova VIP 10, a playlist semanal da redação no Spotify. O destaque desta semana é John Cale, um dos grandes nomes históricos do rock que ainda está conosco.

Cale foi parceiro de Lou Reed na revolucionária banda Velvet Underground, cujo álbum de estreia completará 50 anos de lançamento em março.

Músico de formação clássica, ele tocou baixo, piano e viola (um violino maior; não confundir com a viola caipira brasileira) no grupo até sair em 1968 por incompatibilidade de gênios com Reed. Em carreira solo, Cale seguiu um rumo mais artístico que pop.

Há poucas semanas, o artista fez o relançamento em edição de luxo, com faixas extras, de seu grande álbum ao vivo Fragments of a Rainy Season, de 1992.

O álbum tem a famosa cover de “Hallelujah”, a hoje mítica canção composta por Leonard Cohen, morto em novembro. Quando Cale tocou essa versão, a música ainda não tinha a fama atual.

Mas, como “Hallelujah” é conhecida demais, preferimos incluir na playlist uma das faixas extras da nova edição: uma cover soturna e muito diferente de “Heartbreak Hotel”, primeiro grande hit de Elvis Presley em 1956.

Estas dez faixas vão ficar uma semana na VIP 10. Na semana que vem, serão trocadas por outras dez faixas e recolocadas na playlist VIP 2017.

As faixas da VIP 10 da semana passada já estão lá na VIP 2017.