Aprenda a se defender com o método russo Systema

Baseado em técnicas antigas e restrito por anos às Forças Armadas, o "krav magá" russo começa a se popularizar no Brasil

 (Vadim Starov/Reprodução)

Uma arte marcial russa, mescla de luta e defesa pessoal, começa a chamar atenção por aqui. O Systema remonta às técnicas dos antigos cossacos, povos nativos das estepes do sul da Rússia, que combinam espírito forte com táticas versáteis, baseadas em reações instintivas.

Com a Revolução Comunista em 1917, tradições nacionais foram proibidas – inclusive a prática da luta. O novo governo, porém, percebeu sua eficiência e a reservou a soldados da elite das Forças Armadas.

Depois da Segunda Guerra, ela praticamente desapareceu, não fosse por alguns militares, que analisaram e coletaram as técnicas e criaram o Systema.

Há três principais correntes da arte marcial, todas bem similares. No Brasil, a única que tem instrutores certificados é a criada pelos militares Mikhail Ryabko e Vladimir Vasiliev. Olhando, parece krav magá. Mas é só à primeira vista. A arte russa não ensina “técnicas”, e sim “princípios” de luta, porque crê que cada situação de combate é única.

O método tem, segundo o professor Guilherme Stamato, o Gafa, da OPS de Santo André, na Grande São Paulo, quatro pilares: respiração, relaxamento, postura e movimentação.

Ele inclui luta agarrada (com chaves e estrangulamentos), pontos de pressão, socos, chutes, cotoveladas e técnicas de luta com facas ou “armas improvisadas”, como cadeira e mesas. A ideia é deixar o lutador alerta e consciente, em qualquer situação. Como um cossaco.


A arte da defesa

Um dos segredos do Systema é não ensinar técnicas de luta, e sim princípios gerais, para que o praticante consiga defender-se qualquer que seja a situação em que se encontre.

Para você entender como funciona a arte marcial, o sujeito de vermelho abaixo mostra sequências de golpes eficientes em três cenários de combate diferentes.


COM FACA

Com faca


COM BASTÃO

Com bastão


DESARMADO

Desarmado


Onde treinar

Systema Oficial RMA, em São Paulo, Guarulhos e Brasília: systemabrasil.com.br
■ HQ Sumaré, em São Paulo: artemarcialrussa.com.br
Academia Magka-Isa, em Brasília: (61) 3326-1132
OPS & Adventure, em Santo André: dennisferrao.com
■ Flexi Leblon Studio, no Rio de Janeiro e em Niterói: (21) 2525-6042