Automobilismo “de raíz”: conheça mais sobre as 24 Horas de Le Mans

As 24 horas de Le Mans de 2018 acontecem nesse sábado (16) e domingo (18)

Le Mans

 (Le Mans/Reprodução)

Se para os fãs do mundo todo a semana de ansiedade é pelo início da Copa do Mundo, os apaixonados por carros e automobilismo estão mesmo esperando o dia mais aguardado do ano: o das 24 Horas de Le Mans!

Com largada neste sábado às 10h (horário de Brasília), vence aquele que percorrer a maior distância até as 10h de domingo.

Uma atração em especial é Fernando Alonso, que integra o trio favorito da Toyota, com Kazuki Nakajima e Sebastian Buemi.

Por sinal, eles largam na pole amanhã. No ano passado, a Porsche se estabeleceu como a maior vencedora desta prova (com 19 triunfos), mas neste ano correrá apenas na categoria GT – deixando os japoneses como franco favoritos à vitória.

Le Mans integra junto com o GP de Mônaco da F-1 e a Indy-500 a tríplice coroa do automobilismo mundial – e até hoje apenas um piloto conseguiu vencer as três: o britânico Graham Hill.

O Brasil, que tem seis vitórias em Mônaco com Ayrton Senna e diversos triunfos na Indy-500, também jamais venceu a prova na classificação geral – José Carlos Pace, Raul Boesel e Lucas di Grassi já chegaram na segunda colocação.

No ano passado, no entanto, teve vitória brasileira na categoria GTE Pro: Daniel Serra venceu com Aston Martin. Ele volta a competir neste ano, mas agora com a equipe Ferrari.

O esquadrão brasileiro é um dos maiores: além de Serra, estarão os pilotos Bruno Senna e Gustavo Menezes na categoria LMP1, André Negrão e Felipe Nasr pela LMP2 e Pipo Derani, Tony Kanaan e Augusto Farfus na GTE Pro.

A primeira edição foi disputada em 1923, mas a centésima edição não será daqui a cinco anos, já que que houve interrupção nos anos de guerra mundial.

Enquanto o vencedor das atuais edições obtém médias incríveis de velocidade (245 km/h), na primeira edição a melhor volta teve média de 107 km/h.

Hoje em dia, a distância percorrida pelos pilotos é de 5.400 km, o equivalente a sair de carro de São Paulo, ir até Recife e voltar no mesmo dia.

Mais de 300 mil pessoas são esperadas para o final de semana na pequena cidade francesa, que vê sua população triplicar nas 24 Horas de Le Mans.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você