Exclusiva: Tom Brady fala sobre a busca do hexa na NFL

Ele pegou o quinto anel de campeão do Super Bowl em 2017 e, antes de sua 18ª temporada, falou com a VIP por e-mail

(Tag Heuer/Divulgação)

Não existe astro maior do futebol americano que Tom Brady na atualidade. E ele parte para mais uma temporada com o New England Patriots depois da histórica e emocionante virada no último Super Bowl, em fevereiro.

Os Patriots descontaram uma desvantagem de 25 pontos para o Atlanta Falcons, empataram no tempo normal e venceram na primeira prorrogação em 51 edições do Super Bowl.

Brady comandou a façanha do Patriots para chegar ao seu quinto título da NFL  e, é claro, recolher o quinto anel que cada jogador campeão recebe.

Às vésperas de iniciar sua 18ª temporada na NFL em 7 de setembro contra o Kansas City Chiefs (time do kicker brasileiro Cairo Santos), o quarterback californiano de 40 anos – e marido da Gisele Bündchen, só para constar – respondeu a perguntas da VIP via e-mail.

Depois de cinco anéis do Super Bowl, o que mais você deseja na carreira?
Espero que um sexto anel.

Você está com 40 anos. É difícil pensar em parar?
Enquanto eu estiver me sentindo bem e puder competir e me divertir, vou continuar jogando porque amo isso.

Você é um supercampeão, casado com a mulher mais incrível do planeta, tem lindos filhos, lançou um livro que já era best-seller antes de chegar às lojas… Conte algo que você já fez errado.
Todo mundo comete erros ao longo da vida e é sempre importante aprender com eles. Algumas das melhores coisas que aconteceram comigo começaram como erros, mas tornaram-se positivas porque aprendi muito.

Qual a coisa mais comum que você e Gisele fazem juntos?
Dormir [risos]. Adoramos passar o tempo em família.

Fala quais palavras em português?
Ahahahah… Não tantas quanto deveria depois de dez anos tentando. [escreve em português] Obrigado.

Tom Brady com os outros dois quarterbacks dos Patriots: uma mão cheia de anéis (Instagram/Reprodução)

Quanto você conhece do Brasil graças à Gisele?
Conheço muita coisa do Brasil. Tive a oportunidade de ir várias vezes. É um país lindo. E espero fazer muitas outras visitas no futuro.

Pratica outros esportes?
Não tenho muito tempo durante a temporada. Mas, entre as temporadas, adoro jogar soccer e surfar.

E você acompanha outro esporte pela TV?
Sou grande fã de todos os esportes, especialmente soccer e MMA.

O que foi mais excepcional para você: ser uma zebra [14-1 nas casas de apostas de Las Vegas] e ganhar, como em seu primeiro título em 2001? Ou com uma virada como a de 2017?
De forma bem simples, adoro ganhar e cada vitória é especial. 

O field goal do seu primeiro título, em 2001, saiu de um passe seu a sete segundos do fim de um jogo empatado. De onde vem sangue frio para raciocinar num momento como aquele?
Tudo se deve à preparação e à confiança de meus colegas. Futebol americano é o jogo de equipe definitivo. Sou muito sortudo de ter tido grandes treinadores e colegas de equipe.

O que um time faz durante o intervalo do Super Bowl?
É muito diferente dos intervalos normais por ser consideravelmente mais longo. Na temporada regular, ficamos no vestiário só por uns dez minutos. No Super Bowl, são quase 30 minutos, então há mais tempo para se preparar mental e fisicamente.

Você lançou uma linha de snacks veganos. É um estilo de vida que você defende?
Me dedico muito a tudo que coloco para dentro do corpo. Tudo faz parte do “método” para cuidar do meu corpo. Tudo que comemos afeta como nos sentimos.

Em campo no Super Bowl LI: a virada impossível (Gregory Shamus/Getty Images)

Como você seleciona as marcas para ser parceiro, como a TAG Heuer?
É preciso ter o encaixe perfeito. Não só com o produto, mas com as pessoas da empresa que vivem e respiram isso todo dia. Todos devem estar na mesma página quanto a objetivos e expectativas. A TAG é um exemplo perfeito. Cada evento ou produção é nada menos que o melhor.

O que o tempo representa para você? Como desfruta dele?
Minha vida se baseia no tempo. Como atleta, os dias e minutos são muito regimentados. Há relógios por toda parte em nossas dependências. Cada minuto é contado, principalmente em dia de jogo. O tempo é algo que temos na mesma quantidade, não importa qual sua idade ou o que você ama.