Não se perca! O mundial de clubes da FIFA já começou

Claro que nossa torcida vai para o grande Atlético Nacional, que se tornou o segundo time de muita gente por aqui

Real Madrid, Atlético Nacional, América do México, Mamelodi Sundowns, Kashima Antlers, Auckland City e Jeonbuk Motors. Esses são os times que estão disputando o mundial de clubes da FIFA.

Apesar de muitos considerarem o campeonato só a partir de sua semifinal – quando times da Europa e América do Sul entram na disputa – ele já começou, e com vitória do time da casa, o Kashima Antlers, ante ao campeão da Oceânia, o Auckland City. E quando digo time da casa, não é por força de expressão: o Kashima se classificou para o campeonato como o representante do país sede, que completa a lista de 7 times classificados para a competição, sendo seis deles campeões de seus continentes.

MARRAKECH, MOROCCO - DECEMBER 20: The FIFA Club World Cup trophy prior to the FIFA Club World Cup Final match between Real Madrid CF and San Lorenzo at Le Grand Stade de Marrakech on December 20, 2014 in Marrakech, Morocco. (Photo by Steve Bardens/Getty Images) Crédito: Steve Bardens/Getty Images

Crédito: Steve Bardens/Getty Images (/)

O atual molde do mundial foi adotado em 2005, e prevê sempre uma primeira fase (sempre no mata-mata em jogo único) entre o campeão do país sede e o campeão da oceania. O vencedor do confronto pega o campeão da África, e desse jogo sai o semifinalista que enfrenta o campeão da Libertadores. Do outro lado da chave, o campeão da América Central e do Norte pega o campeão da Ásia para definir quem pegar o campeão da Champions League na semifinal.

A primeira fase já aconteceu, com vitória de virada dos japoneses por 2 a 1. As quartas de final acontecem neste domingo (11). O primeiro jogo acontece às 5hrs da manhã no horário de Brasília entre Jeonbuk Motors e América, já o segundo começa às 8:30hrs, com Kashima Antlers e Mamelodia Sundowns.

A vez da Champions e Libertadores

Crédito: Instagram/ Reprodução Crédito: Instagram/ Reprodução

Crédito: Instagram/ Reprodução (/)

Vai ser só após o domingo que os principais times do campeonato vão saber seus primeiro adversários. O Atlético Nacional – que conquistou a simpatia do brasileiros após a tragédia da equipe da Chapecoense – começa a busca por seu título inédito na próxima quarta-feira (14) às 8:30hrs. Será a segunda vez que a equipe disputa o mundial de clubes. A primeira aparição do clube foi traumática: uma derrota de 1 a 0 no último minuto da prorrogação diante do Milan. Contra o Real Madrid, a equipe busca se tornar o primeiro campeão mundial colombiano.

Já o todo poderoso Real Madrid busca seu pentacampeonato mundial a partir do dia 15 de dezembro. Será a décima primeira vez que a equipe disputa a competição, que venceu pela última vez em 2014. Os outros títulos da equipe vieram em 1960, 1998 e 2002.

Árbitro de vídeo entram em cena

Crédito: Twitter/ Reprodução Crédito: Twitter/ Reprodução

Crédito: Twitter/ Reprodução (/)

Por ser uma competição menor, o mundial de clubes serve também como um laboratório para a FIFA. Na edição desse ano, a entidade que organiza o futebol resolveu utilizar árbitros de vídeo em todos os jogos da competição.

Essa será a primeira grande competição mundial a usar a tecnologia. Nela um assistente de árbitro ficará em um centro de transmissão com acesso a todas as imagens da partida. Ele poderá auxiliar o juiz em lances como pênaltis, cartões vermelhos ou se a bola cruzou ou não a linha do gol. A comunicação será feito a partir de comunicação interna, e a decisão final continua nas mãos do juiz.

Gianni Infantino, presidente da FIFA,  já afirmou que, caso a tecnologia tenha êxito nos testes, ela será adotada na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.