O time dos homônimos (bizarros) do futebol

Depois de Nelson Mandela, a equipe do Eintracht Frankfurt poderia contratar Gandhi para acabar com a paz dos adversários

 (Montagem Allan Camilo/Revista VIP)

Não sabemos se o elenco do Eintracht Frankfurt está rachado ou com problemas entre jogadores. Mas o que sabemos é que o time trouxe um nome capaz de trazer paz entre as partes e unir o grupo em prol de causa maior — um título da Bundesliga, que não vem desde 1959, talvez?

Quem poderá fazer isso é Nelson Mandela, nova promessa da equipe de apenas 18 anos, que chega ao time principal após passagem meteórica pelo sub-19 do Eintracht.

Porém, engana-se quem acha que o menino tem alguma ligação com o verdadeiro Nelson Mandela e a África do Sul. Ele é natural de Camarões e seu nome completo é Nelson Mandela Mbouhom.

O verdadeiro Nelson Mandela que assinou com o Eintracht Frankfurt

O verdadeiro Nelson Mandela que assinou com o Eintracht Frankfurt (Twitter Eintracht Frankfurt/Divulgação)

Mandela começou sua carreira na base do Barcelona. Saiu de La Masia aos 13 anos e foi para a Alemanha, onde jogou no Hoffenheim, e logo depois se transferiu para o Eintracht. Na equipe de Frankfurt, foi estrela do sub-19: jogou 14 jogos e anotou 8 gols.

Completado 18 anos, o camaronês conseguiu visto de trabalho e assinou com a equipe principal para poder ser o segundo Nelson Mandela mais conhecido do mundo.

Só que o camaronês não é o único jogador a receber um nome em homenagem a outra grande figura mundial.

Nós brasileiros, aliás, somos especialistas nesse assunto, e nosso futebol já foi agraciado com diversas outras figuras de nomes.


Karl Marx + Vladimir Lenin = Marx Lenin

 (Reprodução/Revista VIP)

Um foi a mente por trás das bases teóricas do comunismo. O outro foi o principal líder do levante bolchevique que transformou a Rússia czarista em um estado socialista.

O xará dos dois é uma das principais promessas da base do Flamengo. E, quando questionado sobre a origem de seu nome, respondeu que sua mãe queria atualizar o nome de seu pai – já o Lenin ele não faz ideia de onde veio.

Quanto as opiniões políticas, Marx Lenin dos Santos Gonçalves afirmou não ter preferência por qualquer vertente.

 

Alain Delon vs. Allan Dellon

 (Reprodução/Revista VIP)

Considerado um dos maiores galãs da história do cinema, Alain Delon exalava o charme francês que tanto encanta as mulheres, se tornando um símbolo de sua geração.

O quase xará Allan Dellon Santos Dantas é um desses andarilho do futebol, com passagem em 13 equipes do futebol brasileiro, quase todas do nordeste, norte e centro-oeste.

O curioso é que seu nome é um homenagem abrasileirada para o galã francês, destacando a mania brasileira de repetir letras sem motivo algum.

 

Michael Douglas vs. Maicon Douglas

 (Reprodução/Revista VIP)

Michael Douglas faz parte de um dos maiores clãs de Hollywood, sendo filho do lendário Kirk Douglas e marido de Catherine Zeta-Jones.

Nosso Maicon Douglas Sisenando recebeu o nome em homenagem ao ator. Mas, diferente do americano, o segundo nome vem da mania brasileira de nomes compostos.

Outra curiosidade é que o irmão de Maicon se chama Marlon, em homenagem a outro ator famoso, o que nos lembra de…

 

Marlon Brando vs. Marlon Brandão

 (Reprodução/Revista VIP)

Considerado por muito tempo o maior ator da história do cinema, Marlon Brando fez escola por seu estilo, beleza e método de atuação.

No Brasil, sua fama chegou ao ponto de gerar trocadilhos. Foi o caso de Marlon Roniel Brandão, cujos pais usaram o prórpio sobrenome da família para prestar essa ilustre homenagem.

Gary Lineker vs. Liniker

 (Reprodução/Revista VIP)

Liniker da Silva Moreira fez parte da máquina do Goiás, campeão goiano em 2013, 2015, 2016 e 2017.

E o tal do Gary Lineker ganhou algum goianão? Acho que não…

George Lucas vs. George Lucas

Em uma galáxia não muito distante, George Lucas criou o universo de Star Wars e se tornou um dos maiores nomes de Hollywood.Em Tapejara, Rio Grande do Sul, outro George Lucas nasceu para rodar o mundo do futebol (12 times para ser mais exato), até terminar sua carreira em 2017. Um universo de distância entre os dois.

Mahatma Gandhi vs. Mahatma Gandhi

 (Reprodução/Revista VIP)

Mohandas Karamchand Gandhi ou Mahatma Gandhi Heber Pio Mattos Pires, quem é quem?

Fágner vs. Fágner

 (Reprodução/Revista VIP)

Talvez um dos poucos casos onde a cópia superou o original.

Fágner, o cantor, pode até ser o rei do brega, mas Fágner, o lateral, é hoje o melhor jogador do elenco do Corinthians, líder do brasileirão – além de ser um dos nomes fortes de Tite na seleção brasileira.

Rensenbrink vs. Rosembrick

 (Reprodução/Revista VIP)

Rosembrick (o brasileiro da direita) foi um dos poucos jogadores a vencerem o campeonato Pernambucano por duas potências do estado (Sport e Santa Cruz).

Já o grande feito de Rensenbrink foi ser vice das Copas do Mundo de 1974 e 1978 pela seleção da Holanda.

QUANDO A FICÇÃO VIRA REALIDADE

Ben-Hur vs. Ben-Hur

 (Reprodução/Revista VIP)

Ben-Hur é um dos maiores épicos da história do cinema, com Charlton Heston no papel principal.

Já a maior batalha travada por Ben-Hur Moreira Peres foi uma disputa judicial contra o ABC de Natal, por uma indenização por acidente de trabalho.