Quem é o melhor piloto de kart do Brasil? Estamos prestes a descobrir

Campeonato Brasileiro de Kart reúne cerca de 500 pilotos em mais de dez categorias. A competição que consagrou Ayrton Senna há exatos 40 anos

Campeonato Brasileiro de Kart

 (Bruno Gorski/Divulgação)

Está certo que a competitividade da F-1 aumentou nesta temporada, com pelo menos seis pilotos podendo vencer corridas (as duplas de Mercedes, Ferrari e Red Bull).

Mas se você quer ver um campeonato em que quase 500 pilotos têm chance de ser campeão, então fique ligado nestas duas semanas na disputa do Brasileiro de Kart, que está sendo realizado neste mês no Kartódromo Granja Viana, em São Paulo.

Quem vencer leva o título de melhor piloto do Brasil em 2018.

Campeonato Brasileiro de Kart

 (Bruno Gorski/Divulgação)

Mas, ao contrário do Brasileirão de futebol, aqui o formato não é de pontos corridos. Na verdade, se assemelha bastante às emoções de uma Copa do Mundo, com apenas dois dias de treinos, uma tomada de tempos e quatro corridas.

Com um detalhe: quem vencer a grande final leva — as três provas anteriores definem o grid da prova decisiva.

Parece cruel, mas é o formato adotado no Mundial de Kart já há muitos anos. E quem gosta de descobrir os novos talentos do automobilismo é bom ficar ligado no campeonato.

Há exatos 40 anos, em 1978, sabe quem levou o Brasileiro de Kart pela primeira vez? Um paulista chamado Ayrton Senna da Silva!

Isso mesmo, o maior ídolo do automobilismo mundial começava a brilhar nas pistas justamente na competição brasileira — que, como na Copa e Olimpíadas, é realizada anualmente em uma cidade diferente (naquele ano, foi em Tarumã, Rio Grande do Sul).

Este será o 53º campeonato promovido pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

Campeonato Brasileiro de Kart

 (Bruno Gorski/Divulgação)

Como são muitos pilotos, eles são dividos em categorias de acordo com sua idade e tipo de kart.

Na primeira semana, são disputadas as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Codasur, Shifter Graduado, F4 Graduado, F4 Sênior e Super F4.

A categoria Cadete é a mais numerosa desta fase e recebe competidores com idades entre oito e 11 anos.

Já a mais veloz desta semana é a novidade de 2018: a categoria Codasur.

Esta classe reúne pilotos com 15 anos ou mais e utiliza os novos motores dois tempos de 175cc. Nesta categoria os karts chegam a atingir 122 km/h no fim da reta dos boxes.

Os veteranos também aceleram: um dos destaques é Renato Russo, que, se para muitos é um homônimo do famoso cantor, no meio do kartismo é bastante conhecido: é dele o recorde de conquistas do Brasileiro de Kart — nove títulos. Em 2018, o piloto de 50 anos, que inclusive disputou provas com Ayrton Senna no kart, busca sua décima taça.

Campeonato Brasileiro de Kart

 (Bruno Gorski/Divulgação)

VIP está presente cobrindo o Brasileiro de Kart e não apenas escrevendo: pela primeira vez, o nosso especialista em automobilismo Rodrigo França vai acelerar na principal competição brasileira.

Empolgado com a vitória no desafio com Fernando Alonso no GP Brasil de F-1 do ano passado e depois de dez participações nas 500 Milhas de Kart, o piloto-jornalista vai competir com a equipe Car Racing KTF na categoria F4 Sênior (para pilotos acima de 30 anos).

Nos dois dias de treinos, VIP terminou na oitava colocação. O canal Sportv exibe as finais ao vivo no sábado à tarde.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você