Melhor engraxate do mundo? Este jovem de Singapura pode ostentar o título

O polimento de 15 minutos custa o equivalente a R$ 50. Já o de 45 minutos, R$ 80

Engraxate John Chung

 (Mason and Smith/Divulgação)

John Chung, 26 anos, é fundador da Mason and Smith, uma loja dedicada a reformar sapatos clássicos em Singapura, na Ásia.

Mas o estabelecimento, que fica em Telok Ayer (rua costeira formada pela antiga imigração chinesa), é famoso mesmo pelos seus serviços de engraxate.

Faz sentido: Chung é um exímio profissional na arte do polimento.

Engraxate John Chung

 (Mason and Smith/Divulgação)

No começo de maio, em Londres, ele venceu o prêmio anual de melhor polidor de sapatos do mundo, segundo os jurados do World Championship in Shoe Shining, parte da programação do London Super Trunk Show, evento voltado ao mercado de sapatos sob medida.

A paixão de John por conferir brilho a calçados de couro começou logo após sua passagem pelo serviço militar.

Ao sair, reuniu os sapatos acumulados na bagagem para vender e usar o dinheiro investindo naquilo que hoje se tornou um renomado ateliê de polimento.

Isso aconteceu em 2013, quando a Mason and Smith não passava de um pequeno banco e um cartaz numa feirinha.

Ali mesmo, os executivos da região perceberam que John era dotado de um estilo excepcional.

Engraxate John Chung

 (Mason and Smith/Divulgação)

Seus enceramentos tendem a deixar bem espelhada a ponta dos sapatos e imprimir uma sutil gradação de brilho do topo do calcanhar para as laterais.

Na ilha asiática, seu shoe shine bar é o primeiro e único a oferecer tal nível de especialização. “Quando os sapatos chegam a Singapura pelo mar, geralmente estão em péssimas condições”, ele discorre sobre o principal fator para o sucesso de seus serviços junto ao público local.

“Tive que aprender a recuperá-los e encerá-los. Assisti a vídeos, recorri a livros, conversei com importantes artesãos de couro em Tóquio e Hong Kong.” A Mason and Smith também atende a clientes do exterior através de seu site: masonandsmith.com.

Engraxate John Chung

 (Mason and Smith/Divulgação)

Chung descreve detalhadamente sua técnica: “Sempre vou precisar de cremes, ceras, água, escovas e flanela de polimento. Num trabalho expresso, levo uns 15 minutos. Para um resultado bem espelhado, preciso de 45 minutos a uma hora. Já nos sapatos de material mais refinado, sob medida, às vezes gasto três horas num par. As pessoas geralmente gostam de passar os cremes e ceras na superfície do couro com escovas ou flanelas. Mas eu prefiro usar as mãos, para friccionar e fazer com que os produtos penetrem bem nos poros do couro”.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você