Novos tempos!

Os relógios para você ter o melhor estilo na balada, no trabalho e no fim de semana - em terra, no mar ou no ar...

relogios

É a hora dos relógios de inspiração militar, com cores cinza-chumbo e preta e de pulseiras flexíveis, de couro borracha ou lona. Também é o momento do formato redondo, com caixa grande, robusta, alta e coroa (o pino lateral) destacada. Esses relógios são tendência em qualquer ambiente. A casualidade vem invadindo espaços mais formais – empresas, por exemplo. Na mesma pegada, há lançamentos legais para usar na balada e no fim de semana – conforme seu pique ou a atividade que for curtir. Reunimos os modelos mais legais e sacadas espertas para você escolher e usar seu relógio sem erro, além fazê-lo durar mais. Aqui, está tudo o que você precisa para fazer seu relógio turbinar seu estilo.

Trabalho
Se o clima na empresa não é tão formal, aposte em modelos com pulseira de borracha ou couro (pode ou não ser revestida com lona). Mas escolha os de caixa discreta. Seu trabalho é mais formal? Relógio inteiro de metal e fundo branco é uma boa.

Sexta-feira casual e fim de semana
Você também pode optar por relógios com pulseira de borracha, couro ou lona. Mas, se nessas ocasiões, as caixas continuam discretas, os números e os ponteiros ficam mais destacados (pelas cores e/ou pelo tamanho).

Balada
Independentemente do material, os relógios legais para festas são os maiores e mais informais. A pegada dessas peças é esportiva e as pulseiras são mais irreverentes.

Preto total
Sim, pulseira, caixa e mostrador, tudo preto. Esses relógios também são a bola da vez, independentemente do material de que são feitos – borracha, couro, couro com lona, silicone…

Cinza-chumbo
Também conhecido como gun metal por ser a cor de muitas armas de fogo, está cada vez mais presente em acessórios. Nos relógios, o cinza-chumbo domina metais e mostradores.

Militar
A influência militar veio com força nas roupas e agora chegou aos acessórios, principalmente os relógios. Você identifica no verde-oliva da pulseira e do mostrador e nos ponteiros e números grandes.

Fundo branco
Com pegada mais clean, relógios com fundo branco na caixa não poderiam faltar aqui. São clássicos: nunca saem de moda.

O TAMANHO
Seu shape deve influenciar na escolha

Atente à pulseira. Ela não pode ficar larga – evite que o relógio fique solto em seu pulso. Também fique ligado no tamanho da caixa. Homens altos e/ou com estruturas mais largas e/ou com sobrepeso ficam melhor com relógios grandes. Se usarem uma peça muito pequena, ela pode ganhar tom afeminado. Nos homens mais baixos e/ou com estruturas pequenas e/ou muito magros, fica legal com acessórios menores. A caixa de relógios sociais em geral varia entre 38 a 44 mm de diâmetro. As de modelos esportivos, entre 42 e 48 mm. Há ainda caixas clássicas mais extravagantes, que têm entre 49 e 54 mm de diâmetro. Em que pulso colocar o relógio? Não há regra, mas no esquerdo fica mais elegante.

COMO GUARDAR E LIMPAR
Manter seu relógio tinindo e fazê-lo durar mais não é difícil

“Deixe seu relógio em um ambiente seco e, de preferência, em um compartimento macio”, indica Bianca Melo de Carvalho, coordenadora de desenvolvimento de produto do Grupo Technos, no Rio de Janeiro. “Embora a maioria dos relógios seja resistente à água, esses cuidados básicos garantem maior durabilidade: conservam a película de revestimento da peça e evitam arranhões, mantendo nela a aparência de nova por mais tempo.” Outra sacada simples e funcional: uma vez por mês, vale a pena limpar a pulseira com um pano seco e macio. Assim, você remove pequenas sujeiras sem agredir o relógio e mantém o brilho dele.

VANTAGENS DE CADA PULSEIRA
Saiba mais sobre as características de cada material e invista nos que mais se adequam a você

Couro
É leve e macio. Pulseiras feitas desse material só não são recomendadas para usar durante a prática de esportes. A umidade pode deteriorá-lo. O que determina a durabilidade da pulseira é a durabilidade do couro (com o passar do tempo, pode ficar marcado se bastante utilizado).

Metal
Material mais resistente e durável. Em geral, a pulseira é feita do mesmo metal da caixa – é um relógio de estética mais uniforme. O tipo de metal influencia no peso do acessório. As pulseiras de titânio, por exemplo, são menos pesadas que as de aço – no entanto, riscam com maior facilidade.

Borracha e silicone
São materiais resistentes à água e também bastante leves. Apesar de pulseiras de borracha ou silicone poderem ser usadas em diversos ambientes (dependendo do design da caixa, como você leu na página anterior), elas são perfeitas para o relógio de quem pratica atividades físicas. A durabilidade é longa.

Couro revestido de lona
A combinação tem pegada mais rústica e leve. A durabilidade dessa modalidade de pulseira varia de acordo com a qualidade da lona e do couro, materiais que não arranham mas podem ficar marcados (com fissuras e pequenas rachaduras) ou esgarçar com o uso fraquente e o passar do tempo

CADA UM NO SEU QUADRADO
Relógios redondos estão em moda, mas os quadrados continuam clássicos

– Primeiro relógio quadrado resistente à água, o Monaco surgiu em 69. Steve McQueen o tornou famoso no filme Le Mans (1970). O Calibre 12 mantém-se praticamente igual ao original.
– A Cartier é célebre pelos relógios quadrados (Santos-Dumont, em 1904, pediu um para pilotar seus balões e hoje tem modelo com seu nome). O da foto é um Tank, linha criada por Louis Cartier em 1917.

PULSO NA AVENTURA
Alguns relógios se tornaram ícones em atividades radicais do universo masculino. Se você curte voar, navegar ou mergulhar, aqui estão três inspirações mecânicas para tornar sua vida e seu patrimônio mais ricos

Terra
O cronógrafo que arrasou nas pistas
O Carrera, modelo icônico do automobilismo, completa 50 anos e reaparece repaginado. A linha Carrera foi a primeira de cronógrafos esportivos criados especialmente para pilotos profissionais e fãs de esportes de velocidade. Nasceu como tributo à Carrera Panamericana (“carrera” é corrida, em espanhol), famosa prova dos anos 50, no México, rival em atração e longa duração da Mille Miglia e a Targa Florio, na Itália. Para celebrar a data, a Tag Heuer lançou o Carrera Carbon Calibre 1887 Concept Chronograph (sem previsão de lançamento aqui), com reengenharia do famoso pinhão oscilante originalmente desenhado por Edouard Heuer. Para a loja brasileira, a empresa reservou o modelo Carrera Calibre 17 Jack Heuer, que comemora ainda os 80 anos de Jack Heuer, bisneto do fundador da marca. A pulseira com furinhos é um clássico dos relógios voltados para os amantes de automobilismo.

Mar
A marca que mergulhou um tesouro
O Rolex Oyster fez história. Criado em 1926, foi o primeiro relógio de pulso do mundo a ter caixa impermeável, graças ao sistema de luneta (patenteado), fundo e coroa solidamente fixado na parte central. Robusta e elegante, a caixa harmoniza forma e funcionalidade. Ela é estampada e usinada em blocos maciços de aço 904L, ouro 18 quilates ou platina 950. A coroa Triplock é outro item memorável do Rolex. É composta de dez elementos e rosqueada num tubo que forma uma parte integrante da caixa. Sim, foi a primeira coroa rosqueada à prova d¿água. Hoje, todos os relógios Rolex da linha Oyster garantem impermeabilidade de até 100 m, limite ampliado para 300 m nos modelos de mergulho Submariner, como este de aço 904L. Para os aficionados por sensações fortes, como as que rolam no fundo do mar, ele ainda possui mostrador preto aprimorado com ponteiros preenchidos com material luminescente de longa duração.

Ar
O relógio de aviador repaginado
Há 70 anos, a casa suíça Schaffhausen criou um dos mais clássicos modelos de “relógio de aviador” – o IWC Big Pilot. Há outras marcas que se inspiram na funcionalidade e no design dos equipamentos aéreos (Breitling e Bell & Ross, por exemplo), mas a caixa e a coroa gigantes (para manejo dos aviadores dos anos 40, que usavam luvas grossas) e o mix de sofisticação e robustez são um marco do design do IWC original – vale lembrar o look rústico da pulseira de couro com costura pespontada e rebite. Esta versão Top Gun lançada no ano passado reinterpreta o Big Pilot tradicional, com caixa preta de cerâmica mais compacta, coroa de titânio e pulseira de náilon. Tem indicação de reserva de marcha (funciona por até 168 horas) e fecho de engate em aço inoxidável. A saber: o nome Top Gun presta homenagem à escola de elite da aviação americana, que, sim, também inspirou o filme homônimo com Tom Cruise.