O estilo David Bowie

O camaleão do rock, além de tudo, é referência em moda

David-Bowie

Definir o quanto David Bowie revolucionou o jeito de se vestir, inclusive dentro do próprio Rock é tarefa difícil. Adjetivos como ‘inovador’ e ‘ousado’ apenas arranham a superfície da verdadeira influência um dos maiores músicos de todos os tempos conseguiu na questão ‘moda’. Durante décadas, ele foi o ícone dos ícones – e o ícone que inspirou ícones.

Bowie sempre teve o máximo de cuidado com todos os detalhes de seu vestuário. Nada era por acaso. Desde o cabelo colorido até os sapatos, nenhum detalhe, por menor que seja, passa despercebido, sejam as abotoaduras ou uma por uma eventual gravata. Tudo passando por uma crucial característica: a autoconfiança.

O mais fascinante no estilo David Bowie é que não é preciso ir às compras para imitá-lo. Ele utiliza as peças variadas, mas comuns, sabendo combiná-las muito bem. Qualquer pessoa com o mínimo de variedade em seu guarda-roupa consegue se espelhar no ídolo. De nada adianta se vestir igual ele e não ter convicção de estar fazendo isso certo.

Algumas peças, claro, se destacam – e talvez não sejam tão comuns. O terno branco, por exemplo, é marca registrada desse estilo. Desde o começo da carreira de Bowie essa peça de roupa esteve presente com diferentes desenhos e adaptações. Combinados com uma camisa e sapatos também brancos, uma das poucas mudanças que surgiu com o passar dos anos foi o preenchimento nos ombros, hoje muito mais discretos do que na década de 1970.