A Irlanda é aqui


A IRLANDA É AQUI

17 DE MARÇO É A DATA DE IR A UM PUB E CELEBRAR SAINT PATRICK’S DAY POR CARLOS MESSIAS

O povo irlandês tem mais em comum com o brasileiro do que se imagina. Eles também são predominantemente católicos, extremamente festivos e adoram reunir os amigos e se esbaldar com litros e litros de cerveja ao som de músicas típicas. Essa semelhança fica evidente durante o Saint Patrick’s Day, festa dedicada a São Patrício (padroeiro e apóstolo nacional da Irlanda) e bebemorada em 17 de março.

O tradicional feriado surgiu do outro lado do Atlântico, mas é uma excelente desculpa para uma manguaça generalizada mundo afora. Só em São Paulo, há diversos pubs em que você pode pedir um uísque ou uma cerveja típica e cantarolar ao som do folk irlandês. O artista plástico James Concagh, um dos 900 imigrantes irlandeses que hoje vivem no Brasil, diz que a nossa versão do Saint Patrick’s Day não é “uma loucura tão intensa quanto a original”, mas reconhece que também é bastante animada. Não é à toa que os produtos irlandeses mais exportados para o Brasil sejam o uísque Jameson e a cerveja Guinness.

OS NÚMEROS DA FOLIA


Dos 7 milhões de turistas que visitaram a Irlanda no ano passado, 2 milhões foram durante a semana do Saint Patrick’s. há marchas, danças, desfiles e shows, e os irlandeses peregrinam de pub em pub. “É como o Carnaval brasileiro, mas menos exótico”, diz Stephen O’Sullivan, natural da cidade de Limerick.

Em Dublin, a capital e maior cidade do país (com cerca de 1 milhão de habitantes), a quantidade de foliões chega a 100 mil. Em locais com grande parcela de imigrantes e descendentes de irlandeses, as comemorações chegam a ultrapassar os números da terra natal. Em Nova York, o desfile do St. Patrick’s Day na 5th Avenue reúne 150 mil pessoas.

PARA BEBER AO SANTO
ALL BLACK
Com ambiente agradável e refinado, esse pub traz da Irlanda o grupo de música celta Murphy’s Law, que se reveza com a banda Insonica (cover do U2). Rua Oscar Freire, 163, Jardim Paulista. Tel.: (11) 3088-7990.
FINNEGAN’S
O pub mais tradicional da cidade faz 20 anos, e entre as atrações da semana do Saint Patrick’s Day está a ótima Eureka Street Jazz Band. Vá com os amigos. Rua Cristiano Viana, 358, Pinheiros. Tel.: (11) 3062-3232.
DUBLIN
Com instalações de um autêntico pub irlandês, o agito fica por conta das bandas River Raid (rock anos 80) e Junkie Box (black e pop). Bom para azarar. Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 178, Vila Olímpia. Tel.: (11) 3044-4194
.