Emmanuel Bassoleil se desafia em seu primeiro trabalho na TV

Na nova atração do Food Network, o chef ensina participantes inexperientes a fazerem pratos dignos de restaurante

Emmanuel Bassoleil

(Food Network/Divulgação)

O chef francês Emmanuel Bassoleil é movido a desafios. Radicado no Brasil há 30 anos, já comandou a cozinha do restaurante Roanne e, hoje, é responsável pelo cardápio do hotel Unique, na capital paulista, onde são servidos cerca de 50 mil refeições todo mês.

A televisão era um terreno ainda inexplorado em sua carreira profissional, apesar de já ter participado de programas como o MasterChef — sempre como convidado.

Há um ano, ele recusou um convite, pois ainda “não estava preparado”. Porém, no início deste ano, quando recebeu a proposta da Food Network, ele aceitou.

O programa totalmente inédito, “Um Dia de Chef”, faz parte de um movimento do canal para aumentar o número de produções brasileiras em sua grade.

O formato original foi um dos atrativos para o chef, que conta estar se divertindo com a novidade. “Não existe programa similar e isso me fez aceitar o convite também. Não vejo problema algum em fazer uma versão de uma produção americana, mas poder fazer algo completamente brasileiro e um dia poder exportar… por que não?”, diz.

O projeto foi totalmente adaptado ao perfil de Bassoleil. “Eles me mostraram o que tinham em mente. Fizemos algumas mudanças no programa, porque via necessidade de falar um pouquinho mais de gastronomia, colocar um pouquinho mais da minha experiência… É um programa feito sob medida.”

Como capítulos de uma série de TV, o chef espera que o programa abra o apetite das pessoas para que assim queiram ver cada vez mais.

Serão 13 episódios na primeira temporada, e em cada um deles, um participante sem experiência nenhuma na cozinha fará a receita de um chef convidado. A atração estará cheia de dicas e as receitas apresentadas serão disponibilizadas no site da emissora.

Para a estreia, Bassoleil recebeu em sua cozinha Thiago Banãres, do Tan Tan Noodle Bar. Outros nomes que irão aparecer ao longo da temporada são Janaina Rueda e Giampiero Giuliani.

Ele aposta no aumento de programas de culinária e diz que os profissionais da área estão apenas atendendo essa demanda, “não é uma moda, é algo que veio para ficar”.

“É um segmento crescente no mundo inteiro e os chefs estão recebendo convites porque canais de televisão perceberam este público. A gastronomia está crescendo”, afirma.

“Um Dia de Chef” vai ao ar toda quarta-feira, às 22h30, no canal Food Network.