Porque devemos reverenciar Adriano Imperador no seu aniversário de 34 anos

A importância do último grande centroavante brasileiro para o futebol é superior a qualquer ‘problema extracampo’

Neste dia 17 de fevereiro de 2016, o último grande centroavante de ofício do futebol brasileiro completa 34 anos. Adriano Leite Ribeiro, o Imperador, está de volta aos gramados depois de um ano passado bastante difícil. Nas terras norte-americanas, ele pode ter a tranquilidade que procura há muito tempo – sem a imprensa esportiva brasileira em cima de todos seus movimentos – e defender as cores de sua nova equipe, o Miami United.

Independente do que acontecer agora e no futuro, não restam dúvidas de que precisamos reverenciar o Imperador que já foi. Ele já provou dezenas de vezes suas qualidades dentro das quatro linhas e, cada vez mais, o brasileiro percebe que seus “problemas extracampo” são, na verdade, as virtudes de um ser humano que não se esquece da família, dos amigos e de suas raízes.

Como homenagem a este grande ídolo, a VIP reuniu momentos concretos que provam que você precisa reverenciar o Imperador se for…

Torcedor do Flamengo

Com 19 gols, Adriano foi o principal nome na conquista do título do Campeonato Brasileiro do Flamengo (depois de uma seca de 17 anos). Mas, na 7ª rodada, contra o Internacional, a equipe chegava com muita desconfiança depois de sofrer uma goleada de 5×0 do Coritiba. O Imperador apareceu para marcar três gols na vitória por 4×0, dando início a uma ascensão rumo ao topo da tabela:

Torcedor do São Paulo

O Imperador teve uma passagem relativamente breve pelo São Paulo, mas conseguiu a bela marca de 17 gols em 28 jogos pela equipe. Na Libertadores de 2008, ele não conseguiu levar o Tricolor ao título, mas ajudou muito o time, fazendo dois na virada contra o Audax (CHI) e marcando este tento aos 49 minutos do segundo tempo contra o Sportivo Luqueño (PAR):

Torcedor do Corinthians

A passagem de Adriano pelo Timão foi curta e pouco efetiva. O jogador acabou tendo mais destaque na folha salarial que dentro de campo. Agora, quanto vale um Campeonato Brasileiro? Muito se diz que este gol contra o Atlético-MG na 36ª rodada foi o mais decisivo para a conquista do título de 2011:

Torcedor da Seleção Brasileira

Para quem torce pelo futebol brasileiro, nada melhor que ver os nossos Hermanos na roda. Na final da Copa das Confederações em 2005, na Alemanha, o gol de Adriano selou a goleada brasileira por 4×1 contra a Argentina, depois de uma troca de passes de quase dois minutos da Seleção Brasileira. Aliás, o Imperador foi o artilheiro da competição, com 5 gols.

Fã do futebol europeu

É indiscutível que o auge futebolístico da carreira de Adriano foi na Itália. Entre 2002 e 2004, ele brilhou na modesta equipe do Parma. Mas foi depois, na Internazionale de Milão, que ele mostrou para o mundo o seu faro de gol e recebeu o apelido de Imperador. Foram 70 gols e, entre eles, esses dois golaços contra a Roma, na temporada 2004/2005.

Jogador de videogame

Quem gosta de jogar futebol com o controle na mão, vai se lembrar da força do chute do Adriano Imperador no Pro Evolution Soccer (ou Winning Eleven, dependendo da temporada) quando ele estava na Inter de Milão. Na época, o pé esquerdo do atacante dificilmente decepcionava, como neste lance aqui:

Amante do futebol

Como não se emocionar com um golaço histórico aos 48 minutos do segundo tempo na final de uma Copa América entre Brasil e Argentina? Qualquer amante do esporte se arrepia ao ver os 5 minutos finais do jogo em 2004, com a narração de ninguém menos que Galvão Bueno (mais tarde, o Brasil ganharia nos pênaltis e o Imperador seria premiado como artilheiro e melhor jogador da competição):

Amigo

Pouco importa se você gosta de futebol ou não. A verdade é que Adriano ficou famoso pelos seus gols, é claro, mas foi muito criticado por deixar os times na mão para ficar com seus amigos na comunidade onde nasceu. Para uma pessoa simples, como não se irritar com a constante pressão de uma imprensa esportiva que faz tudo pela polêmica? Quem não escolheria estar com as pessoas que você ama, no lugar a que pertence? Adriano é imperador no futebol, mas é do povão em sua vida pessoal e nunca deixou para trás as suas raízes. Existe reverência mais merecida do que para o Imperador do Povo?

  Parabéns pelos 34 anos, Adriano, o Imperador do povo! (reprodução Instagram)

Parabéns pelos 34 anos, Adriano, o Imperador do povo! (reprodução Instagram) (/)

Mas se você ainda não gosta do Adriano…
Só temos uma coisa para te dizer:

  Reprodução YouTube

Reprodução YouTube (/)