Sonzeira


SONZEIRA ONLINE
ESTA PÁGINA ESTÁ CHEIA DE MOTIVOS PARA VOCÊ DEIXAR DE COMPRAR CD DE MÚSICA
POR FERNANDO GUEIROS

Se você navega em busca de novidades musicais, sua vida é incompleta se na lista de favoritos não tem o Spinner.com. O site nada mais é do que um blog comunitário operado por americanos fanáticos por música. Eles sugerem listas como “Os 25 começos de música mais legais” ou “A melhor banda da história (agora)”.
Os caras lançam notícias frescas, engraçadas, bizarras, interessantes e, vez ou outra, especuladas. Se o visitante quiser reclamar, contribuir ou votar, pode ficar à vontade.
O blog prima pela democracia e identificação com o público visitante, que gosta das mesmas coisas – como zoar com a Britney Spears ou considerar o Pete Doherty o “grande menino mau”.

O Spinner é assim há pouco tempo. O site foi comprado pela AOL em 1999 e sumiu em 2003, quando virou um blog. Agora, depois de cinco anos batalhando como “apenas um blog de música”, ganhou status entre os informantes da web, passou a oferecer CDs na íntegra, para escutar de graça, downloads de podcasts inéditos, fotos exclusivas e shows ao vivo para ver e ouvir.

O lado chato: parte dessas ferramentas é disponível apenas nos EUA, assim como já aconteceu em sites de música como o Pandora – que em junho de 2007 passou a não servir fora daquele país. Restrições à parte, não é difícil fuçar no site e conseguir baixar (em qualquer lugar do mundo) um bom podcast para escutar o último CD da melhor banda de todos os tempos agora.

MACACOS DIGITAIS
BANDA BOA PASSA PELO AVAL DA INTERNET

Prova concreta da nova geração da música pop, o grupo inglês Arctic Monkeys estourou no mundo graças ao burburinho gerado ao redor de seu site no MySpace. Eram capa de revistas pelo planeta sem um disco na praça. Foi assim com Lilly Allen e outras figurinhas da nova cena musical.

O poder da internet impressionou até os peixes grandes, como Radiohead e R.E.M., que são os mais novos aliados à revolução musical na internet. Com MP3, CD ou vinil, o que importa é saber que em poucos toques no teclado os fãs

podem saber as últimas notícias e escutar os novos lançamentos das suas bandas favoritas. Depois, se o som for bom mesmo, o boca-a-boca toma conta do resto.
BLOGUEIRO BRASILEIRO
BANDA BOA PASSA PELO AVAL DA INTERNET

O blog Popload, do jornalista Lúcio Ribeiro, tem picos de 30 mil visitas por dia e é a cama quente daqueles que buscam as novidades do mundo pop. “Com a mídia velha havia uma relação vertical com os leitores – o crítico acima e o leitor apenas recebendo a informação. Com o blog a relação é horizontal – eu coloco uma nota e os leitores corrigem, retrucam ou pedem mais”, diz o blogueiro. “Me sinto mais próximo deles. E os caras são bons, sempre com boas dicas”, completa. Ao lado, sites que o Lúcio recomenda para se inteirar de música e baladas

BLOG DE MÚSICA DO THE GUARDIAN
Blog dinâmico e informativo do jornal inglês The Guardian. Junto com as novidades da cena pop britânica, o blog faz referências divertidas com assuntos atuais.

RADIO ONE
Este é o canal rock/indie desta tradicional rádio inglesa. Site, podcast e blogs de diversos críticos com o melhor do estilo.

GORILLA VS. BEAR
O Gorilla vs. Bear é um blog americano voltado para música indie pop. Muito humor, boas dicas e uma rádio com as últimas novidades nos EUA e no mundo.