Tecnologia Verde

CARBON HERO
Este ainda não chegou às ruas. Idealizado pelo inglês Andreas Zachariah, o gadget inicialmente identifica, pela velocidade, distância e padrão do seu deslocamento e o veículo que você está utilizando. Em seguida, calcula a sua emissão de carbono e manda para o software, em seu PC ou telefone, que, por fim, te diz como neutralizar a sua dívida ambiental com o planeta.

UNIVERSAL SOLAR CHARGER
Um carregador movido a energia solar, compatível com grande parte dos aparelhos existentes, sejam USB ou tomada, iPod, celular. Funciona com qualquer voltagem e pesa 240 gramas. 130 reais (+ 6 reais de frete para o Brasil). usb.brando.com.hk

TIRE DA TOMADA!
A Nokia é a primeira empresa de celular a emitir um alerta encorajando as pessoas a tirar o carregador da tomada após carregar o telefone. Esse simples ato economiza energia suficiente para abastecer 85 mil residências por ano. O equivalente a dois terços da energia usada pelo celular é desperdiçado quando o carregador continua na tomada mesmo sem o telefone plugado. A Nokia é considerada pelo Greenpeace a líder em preocupação ecológica entre as maiores empresas de celular e informática do mundo.

WATER POWERED ALARM CLOCK
Este relógio é movido a água. É só colocar o líquido no compartimento e ele começa a funcionar dentro de 3 minutos. Se o display ficar fraco, basta adicionar mais água. 40 reais (+ 28 reais de frete para o Brasil).
ecotopia.co.uk

ISAVE
Sabia que cada descarga que você dá gasta 16 litros de água? E que um banho de 5 minutos consome 100 litros? E que a água tem se tornado o bem natural mais precioso do planeta? Por tudo isso, o iSave pretende reduzir em 20% seu consumo de água. A invenção do chinês Reamon Yu faz algo bem mais importante do que diminuir o fluxo da sua torneira: conscientiza o usuário. Uma tela LED, acoplada a torneiras e chuveiros, mostra digitalmente o total de água que você está consumindo no momento. Se os números estão azuis, tudo bem. Números vermelhos indicam que você passou do limite. Funciona com um dispositivo movido pela própria água e deve ser lançado em meados do ano que vem.

SOLAR HOUSE NUMBER DISPLAY & MAILBOX
Você quer dar uma festinha à noite em sua casa, mas está escuro e nenhum convidado vai enxergar o número? Seus problemas acabaram! Esta invenção da Napastyle acumula energia solar durante o dia e funciona por até dez horas sem luz. Serve, também, como caixa de correio iluminada. 190 reais (por enquanto, apenas para Estados Unidos e Canadá). napastyle.com

BLACKLE (OU GOOGLE PRETO)
O blog ecoiron (ecoiron.blogspot.com) sugeriu uma mudança interessante no Google, o site mais acessado do mundo. Se a cor primária fosse preta, em vez de branca, o planeta economizaria 3 mil MWh por ano – o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes durante um mês.

AS EMPRESAS MAIS ECOLÓGICAS
Clique aqui e confira o ranking das empresas mais “verdes” do mundo

Antiglobalização
De acordo com o boletim de tendências globais Trend Watching, em pouco tempo as pessoas vão parar de se preocupar com o que compram e vão passar a se preocupar com de onde aquilo vem. Afinal, produtos (e alimentos) que vêm de longe emitem carbono com a queima de combustível no transporte. Além disso, é bom saber se foi utilizada energia renovável na produção, assim como trabalho infantil. Dois exemplos: a Timberland, gigante dos calçados, passou a colocar um rótulo nas caixas de sapato dando informações sobre a origem do produto. Já a rede de supermercados inglesa Tesco planeja especificar a quantidade de carbono emitida em cada um de seus 70 mil produtos. Só está à espera de um sistema de medição universalmente aceito. A conclusão é de que viveremos uma antiglobalização, na qual passaremos a comprar o que é produzido mais perto de nossa casa e em condições que já conhecemos, e não precisamos evitar pensar quais são.