5 motivos que geram estresse no trabalho (e como lidar com eles)

Das relações interpessoais ao acúmulo de função, trabalhar alguns pontos no ambiente corporativo pode ser decisivo para não surtar durante o expediente

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 (Pixabay/Reprodução)

Já é um clichê dizer que muitos ambientes de trabalho são carregados por causa da competição, da pressão por resultados e de eventuais discussões acaloradas.

Situações como essas estimulam um mal conhecido na rotina profissional: o estresse.

E o que pode começar como um espasmo facial e têmporas suadas, pode desencadear uma série de complicações à saúde – em um longo prazo, pode até virar um burnout.

Conviver com a insatisfação pode afetar seu rendimento produtivo. Por isso, além de identificar os fatores que pisam no seu calo, é importante aprender a amenizá-los.

Veja alguns pontos que merecem sua atenção.

 

 

1. Acúmulo de funções

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 (Pixabay/Reprodução)

Muitas empresas têm o quadro de colaboradores reduzido e, por esse motivo, alguns poucos acumulam mais funções na estrutura.

O que fazer?

Ao se sentir sobrecarregado, trace uma lista de relevância e prioridade.

Ainda que “tudo seja urgente” pela perspectiva de quem solicita, siga a hierarquia da empresa e organize suas tarefas nesse sentido.

Outra alternativa: conversar com seu líder direto para organizar o dia a dia e discutir a melhor forma de se resolver.

E não se esqueça de reservar de 10 a 15 minutos para fazer uma pausa, tomar um café e não entrar em parafusos.

 

2. O imediatismo dos resultados

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É cada vez mais comum a busca por talentos que possam entregar resultados imediatos, o que aumenta a cobrança (e até autocobrança) por tudo pronto de pronta entrega.

O que fazer?

Apesar da pressão, o profissional precisa entender qual seu papel na entrega dos resultados e tentar equilibrar a vida profissional com a pessoal, não deixando as cobranças prejudicarem a saúde.

Não levar trabalho para casa também é importante, já que o descanso de mente e corpo é crucial para o bom desempenho.

Caso contrário, o exagero por custar para a própria empresa.

 

3. Lidar com frustrações

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 (Video Blocks/Reprodução)

As frustrações dentro de uma empresa podem ser diárias: a meta não conquistada, a promoção que não veio, as comparações entre projetos da mesma área, entre outras.

Isso pode ser um tiro no pé em termos profissionais. Mas socar a mesa também não é uma saída.

O que fazer?

A palavra é: autogerenciamento. “O nosso autoconhecimento é muito importante nesses casos, já que sabemos do nosso potencial, das habilidades e até que ponto podemos chegar e contribuir para a empresa”, afirma Elen Souza, assessora de carreira da Catho.

É essencial utilizar cada momento como aprendizado e criar planos de ação para situações futuras.

E caso isso esteja atrapalhando o rendimento ou até mesmo influenciando de forma negativa fora do trabalho, é aconselhável conversar com familiares e amigos.

Em último caso, procure ajuda profissional como terapeutas ou psiquiatras.

 

4. Falta de comunicação

ambiente de trabalho

 (Mdself/Reprodução)

Um grande problema das organizações é a falta de diálogo entre os gestores e os colaboradores.

Isso, por sua vez, pode gerar insegurança tanto em pequenos trabalhos do dia a dia quanto na perspectiva dentro da empresa em um longo prazo.

E quando dois não falam “a mesma língua”, a chance de gerar atrito e estresse é maior.

O que fazer?

Seja um adepto do feedback – tanto dar quanto receber.

De uma forma saudável, marque reuniões e tente se aproximar de seus companheiros de trabalho (em especial, a chefia).

Mesmo que você receba algumas críticas, encare-as de forma positiva e tente melhorar.

 

5. Relacionamento interpessoal

fofoca no trabalho

 (Odissey/Reprodução)

Encarar o local de trabalho como um inferno na terra pode ser muito estressante.

Seja no ambiente corporativo ou fora dele, temos de lidar com diferentes opiniões e pontos de vista, mesmo que isso seja desagradável.

Caso você tenha alguma dificuldade em lidar com algumas pessoas, seja discreto.

Por outro lado, tente se aproximar e fazer amizade com outras.

O que fazer?

É importante trabalhar a empatia, aprender a escutar e, claro, promover alguns happy hours para descontrair.

Quanto melhor for sua relação com outros colegas, mais fácil e leve será sua rotina.

 

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