A dor insistente nas costas é sinal de que você precisa se cuidar

Descubra as causas e como lidar com incômodos nas regiões lombar, cervical e na parte inferior de sua coluna

Sabe aquela dor nas costas que acompanha você no dia a dia e que, apesar dos analgésicos e das compressas, continua firme – e, pior, forte?

Sua origem pode ter uma série de causas, algumas que você provavelmente nem imagina. Estresse, sobrecarga, falta de nutrientes, desvios posturais e traumas são as mais comuns.

De acordo com Daniel Jorge, especialista em coluna pela Universidade de São Paulo (USP), membro da Sociedade Brasileira de Coluna, e João Paulo Bergamaschi, médico especialista do Núcleo da Coluna do Hospital Samaritano, ambos de São Paulo, para manter o esqueleto em ordem e evitar ter problemas ou agravar os existentes, alguns cuidados são essenciais, como alternar as mãos (ou trocar o ombro) quando estiver carregando bolsas ou pastas e evitar carregar mais do que 10% do próprio peso. 

Além disso, a hora do sono é fundamental. Primeiro que seu colchão não pode ser duro nem mole demais. Depois que o travesseiro tem que ser adequado ao seu jeito de dormir.

Se você costuma dormir com a barriga para cima, o ideal é usar um fino e colocar outro embaixo do joelho, para apoiar a lombar.

Caso durma de lado, o travesseiro perfeito é aquele que ocupa a distância do ombro à orelha. Um segundo travesseiro, mais fino, deve ser colocado entre os joelhos.

As causas

  • Síndrome miofascial
    Estresse, distúrbio do sono, falta de nutrientes e postura inadequada provocam a dor na região atrás do ombro e lombar, entre outras.
  • Hérnia de disco
    Excesso de peso e pressão podem romper a cartilagem entre as vértebras. A dor pode irradiar para as pernas.
  • Espondilolistese
    É o escorregamento de uma vértebra sobre a seguinte. A dor irradia para as pernas. Tem origem congênita, traumática ou degenerativa.
  • Fraturas
    Traumas por prática de esportes ou esforço, osteoporose e tumores causam fraturas. A dor pode irradiar para os membros.
  • Sacroileíte
    Inflamação na junção entre o sacro e o osso da bacia. Prática de esportes de impacto e de longa duração pode ser a causa.
  • Artrose
    Desvios na coluna, posturais, sedentarismo e excesso de mobilidade provocam o desgaste das articulações. A dor é local.
  • Artrite reumatoide
    A dor é associada a articulações como punho, cotovelo e joelho. Provocada por fatores hereditários.