Aproveite os equipamentos de praças e parques para malhar usando só o peso do corpo 

A educadora física Cau Saad criou o treino chamado Worcaut e nós trouxemos alguns movimentos para você implementar na sua rotina

Sabe aquela pracinha perto de casa? Ela pode virar uma academia a céu aberto. Você não precisa de muita coisa para malhar ao ar livre. É o que afirmaa educadora física Cau Saad, badalada entre celebridades como a atriz Deborah Secco. Ela acaba de desenvolver um treinamento que batizou de Worcaut, em que os exercícios são feitos somente com o peso do próprio corpo. “Pensando na correria do dia a dia e em fugir da monotonia, busquei desenvolver uma aula que pudesse ser feita em qualquer hora e lugar”, diz ela. “Usando o peso do corpo, você acaba criando uma consciência corporal muito boa. Com o tempo, nos tornamos pessoas rígidas e isso se reflete nas articulações, má postura e encurtamentos musculares. Com esse tipo de treino, trabalhamos essa mobilidade articular de forma integrada, melhorando a flexibilidade e a força ao mesmo tempo.” Além disso, Cau afirma que seu treinamento traz resistência, tonificação muscular de membros superiores, inferiores e tronco, melhora da postura – e ainda emagrece. A nosso pedido, ela criou um treino para você fazer no parque ou na praça. Mas lembre-se: “Para apresentar resultados, ele deve ser feito pelo menos de duas a três vezes por semana”, alerta a especialista

VEJA TAMBÉM:

No banco da praça

Você vai precisar de meia hora a 40 minutos para fazer o circuito.

Flexão de braços: Em uma superfície dura, como o chão de uma quadra, faça a flexão descendo lentamente e subindo rápido. São 3 séries de 15 repetições.

Afundo na escada: Em pé no primeiro degrau de uma escada, dê uma passada para trás e agache. São 3 séries de 10.

fit1 Ilustração: Rodrigo Damati

Ilustração: Rodrigo Damati (/)

Prancha na grama: Faça a prancha sobre o gramado ou leve um colchonete para não machucar os braços. São três vezes de 30 segundos.

Burpee na gramaO gramado reduz um pouco o impacto nos joelhos na hora do salto. Faça 10 movimentos.

fit2 Ilustração: Rodrigo Damati

Ilustração: Rodrigo Damati (/)

Abdominal infraSentado na ponta do banco da praça, puxe as pernas em sua direção. Repita 3 séries de 20 movimentos.

BarraSão 3 séries de 12 com a pegada aberta (braços mais abertos que os ombros). Repita com a pegada fechada.

Mountain climberO movimento é como se você fizesse uma corrida estacionária com as mãos no chão. A grama ajuda a reduzir o impacto no joelho. São 10 repetições.

fit3 Ilustração: Rodrigo Damati

Ilustração: Rodrigo Damati (/)

Salto no bancoFaça três séries de 10 saltos com os dois pés juntos no banco da praça.

Tríceps no bancoDe costas para o banco, flexione os cotovelos para trabalhar o tríceps. São 3 séries de 12.

Spraw na gramaParecido com o burpee, com a diferença de que não há flexão, as pernas são apenas jogadas para trás e o quadril encosta no chão. Faça 10 vezes.

fit4 Ilustração: Rodrigo Damati

Ilustração: Rodrigo Damati (/)