Como se manter acordado

É claro que dormir é muito importante, mas em certas ocasiões da vida manter-se desperto é essencial

(Reprodução/Divulgação)

Os benefícios do sono profundo são vários – e incontestáveis. Ele auxilia nossa memória, mantém o vigor da pele e dos músculos, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor e até ajuda a emagrecer.

Só que há determinadas ocasiões de nossa vida em que temos de abrir mão dele (pior: às vezes, seguidamente).

É o caso, por exemplo, daquele projeto importantíssimo da empresa que tem de ser terminado em cinco dias. Ou do Carnaval, em que nada está em jogo a não ser a sua diversão (quer coisa mais importante?).

O boicote ao sono ganhou até um termo não-científico: sonorexia. É por esse apelido que médicos se referem ao fenômeno das pessoas que abriram mão do descanso por livre e espontânea vontade.

Sabemos o quanto é difícil nos manter acordados. E atentos. Um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, mostra que pessoas que dormem pouco têm reflexos piores do que quem consumiu álcool.

Conversamos com especialistas e fomos atrás de estudos recentes para você descobrir como varar noites aproveitáveis (sem que o “incontrolável” o pegue de jeito).

(Créditos: Flickr)

(Reprodução/Divulgação)

 

1. Faça uma reserva

Sim, é possível “acumular” sono. Como? “Se você sabe que em determinada data precisará dormir menos, durma mais durante uma semana.

É isso que navegadores fazem quando terão de enfrentar longos períodos acordados”, afirma a médica otorrinolaringologista Beatriz Lana, especialista em medicina do sono de São Paulo.

 

2. Treine seu corpo

Se você não tem como fazer reserva, faça o oposto. Quando você sabe com antecedência que vai precisar ficar dias sem dormir direito, treine seu organismo para dormir cada vez menos.

Tente dormir 20 minutos a menos cada noite. Você pode aumentar esse período com o decorrer das semanas, até chegar em algumas horas.

 

3. Oito horas por noite? Bobagem

“Isso é mito”, diz a médica Beatriz. “Algumas pessoas dormem seis horas e se sentem melhores do que quem dormiu oito.”

Segundo a especialista, o que importa mais é a qualidade do sono (se você conseguiu atingir estágios mais profundos dele) e não a quantidade.

Cuidado: o sono excessivo pode prejudicar sua rotina (reprodução Pinterest)

Cuidado: o sono excessivo pode prejudicar sua rotina (reprodução Pinterest) (Reprodução/Divulgação)

4. Considere os ciclos

Estudos mostram que os ciclos completos de sono duram cerca de 90 minutos. Portanto, é melhor que você durma horas múltiplas desse tempo, como quatro horas e meia, seis horas, sete horas e meia ou até nove horas.

Ser acordado no meio de um ciclo pode fazer com que você se sinta mais cansado.

 

5. Organize seu sono

Se você tem apenas três horas para dormir, que elas sejam proveitosas. Para ter sono, o corpo produz um hormônio chamado melatonina quando a noite começa a chegar.

Para ter uma maior produção de melatonina, deixe todo o seu quarto completamente escuro.

 

6. Exercite-se

Está trabalhando até tarde e não consegue mais ficar acordado? Caminhe por uns 15 minutos, nem que seja para descer e subir escadas do escritório. Seu corpo ficará mais alerta depois da movimentação e você vai render mais.


(Reprodução/Divulgação)

7. Dê minicochilos

Beba café e durma imediatamente por 15 minutos. Parece loucura, mas a Universidade de Loughborough, no Reino Unido, fez um estudo que mostra que, se você tomar uma xícara de café e dormir por 15 minutos, seu cochilo será muito melhor.

A ideia é simples: você toma o café e vai dormir enquanto espera o líquido fazer efeito. Quando acordar, estará duplamente revigorado.

 

8. Atenção à metade

Se você tiver que passar alguns dias dormindo pouco, os especialistas em sono recomendam que você durma, no mínimo, metade do que está acostumado.

Isso para não sentir muito fortemente os efeitos da ausência de sono, como problemas de concentração ou reflexo.

 

9. Cuidado com energéticos

Adeptos da sonorexia muitas vezes usam bebidas energéticas e até remédios para manter-se acordados.

Só que isso pode causar um problema sério de saúde, como desmaios, convulsões, hipertensão e até surtos psiquiátricos.

 

(Reprodução/Divulgação)

 

Efeito imediato

Você tem que ficar acordado hoje à noite? Veja algumas soluções que as pessoas costumam usar – e saiba se elas fazem ou não bem

Café
Para realmente fazer alguém passar a noite em claro, a dose de café tem de ser alta – uma xícara de chá com a bebida pode manter um adulto alerta por três horas. Melhor é beber várias doses menores em intervalos de duas horas. Isso porque, em três horas, os níveis de cafeína caem pela metade no organismo. Só que três xícaras de café expresso forte podem já desencadear um processo de intoxicação, com pupilas dilatadas e taquicardia.

Pó de guaraná
Tem até três vezes mais cafeína que o próprio café e é um inibidor de sono popular – e legalizado. Pode ser consumido em cápsulas também e seu efeito costuma durar seis horas. Como suas propriedades são naturais, costuma ser considerado inofensivo à saúde. O risco de dependência também é baixo. Mas pessoas com intolerância à cafeína devem evitar.

Energéticos
São produzidos com base em substâncias estimulantes como cafeína, guaraná, ginseng e taurina e têm o dobro de cafeína de uma xícara de café. O efeito não é prolongado: cerca de três horas. O problema é que, depois que passa o efeito, o corpo dá sinais de fadiga. E, se você consumir mais, pode ter taquicardia. Atenção: aquelas bebidinhas vendidas em doses únicas em posto de gasolina podem ser perigosas. Uma delas, a 5-Hour Energy, está provavelmente envolvida na morte de pelo menos 13 pessoas nos EUA.

Remédios
Drogas como a ritalina (estimulante indicado por médicos para quem tem déficit de atenção) e o rebite (nome popular de anfetaminas que atuam no sistema nervoso central e são muito usadas por caminhoneiros) podem causar sérios danos ao organismo. É melhor você ir dormir e pedir mais prazo para o chefe – ou deixar de aproveitar uma noite de farra.

 

Veja também