Como esportes coletivos podem ajudar sua carreira profissional

Organizar as partidas com os colegas da empresa pode melhorar o desempenho de toda a equipe

Vôlei

(CBV/Reprodução)

Praticar esportes não é recomendado apenas para melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde: a sua vida profissional também pode ganhar muito com isso.

Jogar um esporte coletivo com seus colegas pode ajudar você e toda sua equipe a se sobressaírem no ambiente do trabalho. O professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Luiz Dantas, reforça: “As pessoas aprendem a se mobilizar por um objetivo comum”.

Confira alguns fatores desenvolvidos com a prática esportiva e que podem ser bem úteis para sua carreira.


    Quebra temporária de hierarquia

    A prática esportiva entre pessoas que trabalham juntas cria um momento não só de descontração, como de um novo tipo de relação.

    “Se você for assistir a uma partida de futebol entre colegas de empresa, vai ver que é um espaço em que todos são iguais”, diz o professor. Esse novo vínculo, ainda que temporário, pode aliviar as tensões vindas do ambiente corporativo.


    Senso de cooperação coletiva

    Remo

    (World Rowing Cup/Reprodução)

    O espírito esportivo de se coordenar com seus companheiros em busca de uma meta pode ser transportado ao local de trabalho.

    “Na prática do remo, por exemplo, existe todo um ritual de levar o barco junto para a água. Em um barco para oito pessoas, você precisa de todos para colocá-lo na água e também para remar. Se um dos integrantes estiver fora da coordenação, o barco pode até virar”, compara Dantas.


    Felicidade e produtividade no emprego

    “Existem duas principais relações do mundo corporativo com o esportivo: o de render mais na profissão e o de viver melhor no trabalho”, explica Luiz Dantas.

    Isso significa que um profissional que pratica esporte rotineiramente – de preferência ao lado de colegas – é mais ativo, relaciona-se melhor com as outras pessoas e sofre menos com o estresse do dia a dia.

    E aí, tá esperando o quê para organizar uma partida com os colegas de trabalho?