O que você precisa saber para blindar seu corpo da ressaca

A balada foi ótima na última noite, mas você não quer que seu chefe desconfie? Temos os truques perfeitos aqui

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Se para Capitu, a famosa personagem de Ma­­­­­­­­chado de Assis, ser descrita como dona de “olhos de ressaca” era um elogio, para você no ambiente de trabalho isso não cai nada bem.

On­­­­­­­­­­tem, a noite foi incrível, mas hoje você tem uma reunião importantíssima e seu chefe não pode nem no­­­­­­­­­­tar que, em vez de dormindo o sono dos responsáveis, você estava bebendo e xavecando a gata na boa­­­­­­te até as 6 horas da manhã?

Pedimos para uma sé­­­­­­­­rie de especialistas, que inclui dermatologista, nutricionista e coaching de carreira, conselhos pa­­­­­­ra você disfarçar a cara (e a postura) de quem passou a noite na balada. Use-os sem moderação.

 

CUIDE DO ESTÔMAGO

comida Bradley Cooper

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Vale o velho conselho de hidratar-se muito. De acordo com a nutricionista Paula Fernandes Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo, o melhor é beber água, água de coco e isotônicos – o ideal é consumir de 30 a 50 ml por quilo de seu peso total.

“A alimentação em um dia de ressaca também deve ser de três em três horas, com alimentos leves e frutas ricas em água e fibras, como uva, melancia, tangerina e frutas vermelhas”, diz.

Evite
➜ Alimentos ricos em gordura, para não sobrecarregar o fígado. “Ele está trabalhando para metabolizar todas as toxinas ingeridas na noite anterior.”
➜ Bebidas fortes como café, mate e sucos prontos, além de alimentos industrializados ricos em sódio, que retêm líquido.

Consuma
➜ Chás amargos, como boldo, carqueja e alcachofra. “Eles são depurativos e aumentam a sensação de bem-estar”, afirma Paula.
➜ Carboidratos. “Permitem que o corpo forneça energia ao fígado, ajudando a processar toxinas e o excesso de álcool.”

 

CUIDE DA IMAGEM

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A psicóloga Cristiane Moraes Pertusi, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP e aconselhadora de carreiras, afirma: “A postura profissional deve ser mantida diante de qualquer situação, e ser discreto e não expor sua rotina fora do trabalho pode ser uma atitude que mantém o respeito e o foco em suas competências profissionais”.

Por isso, meu caro, nada de ficar escancarando sua noitada e contando vantagens pelo corredor da empresa. Veja o que ela aconselha você a fazer nas seguintes situações pós-ressaca:

1. Você foi chamado para uma reunião com o chefe: “Procure ser objetivo e mostre os tópicos esperados. Se sua aparência física ou emocional de cansaço estiver muito evidente, evite se expor.” Nesse caso, uma saída é pedir para organizar melhor suas ideias e apresentar o que o chefe espera por e-mail.

2. Tem um relatório importante para entregar: “Jamais deixe para entregar algo importante se não estiver em sua melhor performance física e emocional. Isso pode ser um auto boicote e trazer repercussões negativas para sua imagem profissional.” Já sabe que a noite vai ser boa amanhã? Prepare hoje o tal trabalho importante.

 

CUIDE DA PELE

bradley cooper 3

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“A primeira coisa a ser feita são compressas sobre os olhos com algum líquido de temperatura fria, mas não extremamente gelado, pois a temperatura baixa pode queimar a pele das pálpebras, que é muito fina”, afirma o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo.

“Embora sem comprovação científica robusta, muitas pessoas preferem fazer isso com chá de camomila, colocando-o em gazes e deixando cada uma cerca de dois minutos sobre os olhos, repetindo isso várias vezes.”

De acordo com o dermato, outra coisa que ajuda é passar algum produto para a região dos olhos na pele já seca – você pode inclusive roubar de sua mulher algum produto feminino, já que eles costumam ter primer (que deixa a pele mais uniforme) e fator de proteção solar.