Organize seu tempo — 5 estratégias para gerir melhor suas atividades profissionais e pessoais

Especialista em produtividade, Christian Barbosa, crava: "Ter os compromissos organizados é decisivo para evitar ansiedade e acúmulo de estresse".

Tire as tarefas da sua cabeça

Quando você usa apenas sua memória para se lembrar de compromissos e tarefas, não vai parar de pensar em cada um desses afazeres. Passe as atribuições para uma agenda de papel ou um aplicativo para não precisar criar listas mentais das incumbências.

Não planeje o dia seguinte

Sua agenda deve ser feita com dois ou três dias de antecedência. Se o prazo de entrega de determinado projeto é na quinta-feira, marque a tarefa para terça. Assim, você dá margem para eventuais imprevistos ou atrasos e evita ficar ansioso ao realizar seus afazeres. Aliás, é bom deixar espaços em branco na agenda para coisas de última hora.

Desconecte-se

Não tenha medo de fechar o notebook, colocar o celular em modo avião e se trancar no quarto para fazer um trabalho importante. Ser multitarefa é muito comum, mas focar-se em apenas uma coisa de cada vez é decisivo para melhorar a produtividade.

Divida tarefas grandes

Se um compromisso vai tomar mais de três horas, divida-o em pequenas tarefas – inclusive na agenda. É mais fácil prever a duração de um trabalho curto e dar mais atenção aos detalhes de cada parte menor.

Separe tempo para a vida pessoal

Guarde espaço para jantar em família, praticar esportes, sair com os amigos, tudo com a mesma prioridade das tarefas profissionais. Marque na agenda, inclusive, seus horários livres para o lazer.