Pesquisa determina a melhor hora do dia para tirar um cochilo

Uma rápida soneca à tarde, entre as 14h e 15h, pode ajudar a aumentar sua produtividade no trabalho

Saiba a melhor hora para tirar um cochilo

 (Getty Images/Reprodução)

Sim, existe uma hora ideal para a soneca. Estudos indicam que entre as 14 e 15 horas, comumente o horário depois do almoço, seu corpo está mais sonolento e menos atento e portanto, o período é propício para um pequeno descanso.

Muitas pessoas estão no meio do expediente nessa fase do dia, claro, mas se houver a oportunidade, não deixe de aproveitar.

Um cochilo à tarde é poderoso: revigora suas energias para encarar o resto do dia e amplia sua capacidade cognitiva, ou seja, melhora a concentração e a memória, e dessa forma, aumenta sua produtividade na tarefa diária.

Entretanto, o descanso diurno deve ser rápido: 20 a 30 minutos são suficientes. Assegure-se de ter tempo para se recuperar do cochilo também.

Mais do que isso, você pode entrar em sono profundo e ao despertar terá o efeito contrário ao desejado, já que levará mais tempo para acordar completamente, sentindo-se desorientado e dessa forma, sua produtividade irá despencar.

Dormir à tarde, mesmo que rapidamente, também não é uma boa ideia se você não teve uma boa noite de sono. Será mais difícil pregar os olhos quando você precisar descansar ao anoitecer. Neste caso, melhor segurar a vontade e deixar a cama só para a noite mesmo.